Ao longo de 2024, 73% das empresas de inovação vão mirar no investimento em reputação, segundo dados da Pesquisa Nacional sobre o Impacto de Relações Públicas no Mercado de Inovação, realizada pela MOTIM. Seguindo essa movimentação do mercado, a primeira aceleradora de reputação e gestora de posicionamento do mundo anuncia a conquista de seis novos clientes para seu portfólio: Pinbank, Espaço Smart, Zapping, Reeducation, Carbigdata, Hospital Help e Inatel.
Com uma diversidade de ferramentas de comunicação, que vão além do tradicional, a MOTIM apresenta em seu leque serviços de relações públicas, responsável por manter o relacionamento do negócio com a imprensa; de LinkedIn PR, focado em construção e gestão de posicionamento de líderes e porta-vozes; e de Conteúdo de Marca (CoM), que reúne processos de rebranding, produção de site e conteúdos para redes sociais.
Para Silas Colombo, fundador e CCO da aceleradora, a principal motivação para a criação do sistema full service é que, por muitas vezes, as marcas ganhavam impacto via imprensa e por meio do trabalho de relações públicas, mas não conseguiam reter clientes. “Nos sentimos obrigados a expandir o nosso leque de serviços, levando em conta o pedido dos nossos parceiros. Com isso, conseguimos contribuir em todas as esferas do negócio, de forma conectada e estratégica, dentro do ecossistema de marcas de inovação”, explica.
No caso do Pinbank – um one-stop-provider, com um ecossistema completo de soluções financeiras e inteligência fiscal -, a aceleradora será responsável pelo trabalho de relações públicas da marca e também pelo processo de rebranding, construção de site e redes sociais.
Para a Espaço Smart – a primeira loja de casas do Brasil, reconhecida por revolucionar o mercado da construção civil -, a ideia é aumentar a credibilidade por meio da reputação e visibilidade conquistada na imprensa tradicional e especializada, gerando maior fidelização dos clientes e alcançando novos públicos. Hoje, a empresa lidera a comercialização de produtos e estrutura de steel frame no país.
A plataforma líder de streaming de TV na América Latina, Zapping, também passa a fazer parte do portfólio da aceleradora dentro do escopo de relações públicas, a fim de aumentar sua presença na imprensa.
Seguindo no leque de PR, a MOTIM anuncia a entrada da Reeducation, edtech referência em projetos de transformação digital para instituições de ensino. Uma das primeiras parceiras do Google For Education na América Latina, a empresa viabiliza a integração de dados em instituições públicas e privadas.
Já para Carbigdata – plataforma de big data analytics focada no segmento de veículos -, o time de especialistas será responsável por administrar o LinkedIn da empresa e também por realizar todo o projeto de LinkedIn PR. A plataforma possui soluções desenvolvidas para serem compatíveis com as necessidades de localização de veículos nos setores de Bancos, Financeiras, Seguradoras e Locadoras.
A MOTIM também anuncia a entrada do Hospital HELP para o portfólio de PR, um hospital de porte regional, que traz inovação, humanização e sustentabilidade como vertentes. Mantido pela Fundação Pedro Américo, com atendimento 60% SUS e 40% particular e convênios, possui uma estrutura completa com tecnologia de ponta e atendimento dos mais diversos serviços hospitalares.
Por fim, o Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel também passa a fazer parte do leque de clientes da aceleradora com serviços de PR e diagnóstico de Conteúdo e Marca (CoM). O instituto é um um centro de excelência em ensino e pesquisa na área de Telecomunicações e Tecnologia, e tem se consolidado cada vez mais, no Brasil e no exterior, como um celeiro de grandes talentos.