Se tem uma coisa que desperta a curiosidade sobre os carecas é a famosa “cara de careca”, que aparece na parte de trás da cabeça – aquelas dobrinhas que, com um pouco de imaginação, formam um rostinho inesperado. Muitos se divertem com essa brincadeira, mas é preciso lembrar que, sem cabelo para proteger, o couro cabeludo careca queima mais facilmente sob o sol, já que é praticamente um “território em dobro” para o sol atacar. Por isso, o uso de protetor solar é ainda mais essencial para evitar danos e até câncer de pele.
Para conscientizar sobre essa questão de forma inovadora e bem-humorada, a Mami Wata lança a campanha “Cara de Careca”, provando que proteção solar também é assunto sério para quem ostenta a carequinha com orgulho. A marca – conhecida por seu compromisso com a saúde da pele e dos oceanos através de produtos 100% naturais, veganos, certificados e “reef-safe” – apresenta uma promoção exclusiva: dois protetores solares pelo preço de um. O desconto é concedido por meio de uma tecnologia de face recognition, que identifica a “cara de careca” e garante o benefício automaticamente. Afinal, quem tem o dobro de exposição ao sol precisa do dobro de proteção. A ação reforça a necessidade de cuidados específicos e prevenção, trazendo à tona a importância do diagnóstico precoce e a adoção de práticas simples no dia a dia.
O filme de lançamento apresenta diferentes perfis de carecas e utiliza as dobrinhas na parte de trás da cabeça para formar, de maneira criativa, um rosto completo com ‘olhos’, ‘nariz’ e ‘boca’. Participam também da ação influenciadores carecas que representam o segmento, como Fernando Scherer (Xuxa), ex-atleta de natação; Toninho Tornado, ator e humorista, entre outros. Estes realizarão posts de conscientização com informações sobre a iniciativa em suas respectivas redes sociais.
“Nosso desafio foi levar a mensagem de forma leve, mas sem perder a seriedade do assunto. Nós encontramos no humor e na estética um caminho para impactar de verdade”, afirma Rodrigo Almeida, o Monte, CCO da Artplan.
Para aproveitar a promoção de dois protetores solares pelo preço de um, basta acessar o site caradecareca.com.br.
A calvície afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Estima-se que 50% dos homens com mais de 50 anos convivem com algum grau de perda de cabelo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, esse número também é expressivo: aproximadamente 42 milhões de pessoas sofrem com a condição, o que representa uma parcela significativa da população masculina. A falta de proteção solar adequada para o couro cabeludo exposto eleva as chances de desenvolver câncer de pele em até 30%, segundo dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Ficha Técnica – Bald Faces
Agência: Artplan
Anunciante: Mami Wata
Campanha: Bald Faces
CCOs Grupo Dreamers: Rodrigo Almeida, Rafael Gil
CCOs Artplan: Rafael Gil, Rodrigo Almeida, Marcello Noronha
Direção de Criação: Pedro Rosas e Pedro Galdi
Criação: Pedro Rosas, Pedro Galdi, Mariana Carvalho, Thiago Alves
CEO Artplan SP: Gláucia Montanha
Head de Negócios: Anna Sant’anna
Diretora de Grupo de Contas: Isabel Domingues
Head Nacional de Planejamento: Paula Lagrotta
Head de Mídia: Joana Chulam
Diretora de Projetos: Aurora Blotta
Gerente de Projetos: Andrea Hedler
Diretora de Creative Data: Carolina Amorim
Diretora de Conteúdo: Mayara Sauer
Head de RTV: Felipe Cunha
Gerente de RTV: Angela Felício
RP: Cláudia Nascimento e Luciana Thomaz
Equipe Mami Wata: Olivia Rabacov, Joana Estellita, Antonia Andrada, Crib Tanaka e Ronald Rosa
Desenvolvimento Digital – 4Tuna: Victor Gaudio e Guilherme Cameron
Produtora de Filme – Creme Company: Manimou
Produtora Áudio: Hefty
Fotógrafo: Paulo Wainer
Tratamento: Boreal