Lacuna cria oportunidade para as empresas de bebidas construírem narrativas e campanhas na plataforma.
Um levantamento realizado pelo Twitter aponta que 82% das pessoas que usam a plataforma no Brasil consomem bebidas com álcool, o que o torna um ambiente oportuno para a criação de conteúdo de marcas que queiram conversar com seu público, especialmente em grandes eventos como Copa do Mundo e Carnaval, por exemplo. Além disso, existe uma grande oportunidade de criação de novas narrativas e formas de engajar com esse público, já que 86% dos Tweets sobre bebidas (alcoólicas e não alcoólicas) no Brasil não mencionam marcas.
Grande parte desses Tweets é feita durante o período da noite, especialmente às quinta-feiras. Além disso, alguns momentos de consumo de bebidas, por exemplo, são comentados com mais frequência na plataforma, mostrando a importância de se conectar tanto com ocasiões cotidianas quanto com ocasiões especiais: festas, churrascos, comemorações, refeições e eventos.
A pesquisa mostra também que 73% das pessoas que usam o Twitter no Brasil beberam cerveja no último mês e, em geral, 60% considera que vale a pena pagar por bebidas de qualidade melhor – sendo este um ponto que pode ser útil para as marcas. O estudo mostra que 48% gosta de experimentar novas bebidas – comparado a 41% em outras plataformas – e 44% fala com amigos e parentes sobre novos produtos no Twitter.
Além disso, produtos como vodka, whisky e gin possuem grande popularidade entre os brasileiros presentes no Twitter. Enquanto 50% de quem usa a plataforma no Brasil bebe vodka pelo menos uma vez no mês, 43% bebe whisky e 33% bebe gin – que muitas vezes também está atrelado a outros produtos, como a tônica, também uma bebida usual nas discussões relacionadas ao tópico. Outras bebidas sem álcool, como sucos e refrigerantes, também geram conversas no Twitter: 86% das pessoas que usam a plataforma no Brasil beberam suco no último mês.
O desafio da Geração Z
Quando falamos sobre bebidas, sejam elas alcoólicas ou não, 58% das conversas são geradas por pessoas da Geração Z. No entanto, um dos grandes desafios para as marcas está em como conquistá-las, visto que cerca de 85% das que usam o Twitter no Brasil dizem que não se sentem representadas em anúncios de marcas. Isso acontece porque elas têm uma relação diferente com o consumo e acreditam ser necessário que as empresas tenham responsabilidade social.
Bem-estar, por exemplo, é uma pauta muito forte, já que a Geração Z busca por produtos mais naturais e sustentáveis. O meio ambiente também é visto como uma prioridade – 63% dessas pessoas afirmam que pagariam mais caro por um produto sustentável e 64% preferem marcas sustentáveis. Além disso, o tópico saúde é fundamental: 61% têm interesse em bebidas e comidas saudáveis. Dessa forma, é importante que as marcas comuniquem seus ideais e posicionamentos com ação e intenção, visto que isso pode afetar na decisão de compra dos seus consumidores.
O levantamento foi realizado em 2022 pelo Twitter no Brasil com dados internos da plataforma.