O Music Video Festival (m-v-f-), segmento competitivo dedicado a profissionais e artistas interessados em promover e desenvolver a arte do videoclipe e outros formatos unindo vídeo e música no Brasil e no mundo, e reconhecendo anualmente a melhor produção no segmento, anuncia a abertura das inscrições a partir desta segunda-feira, dia 13 de setembro.
São 27 categorias no total, sendo 20 nacionais (com músicas de artistas brasileiros ou radicados no Brasil) e 7 internacionais (com músicas de artistas estrangeiros ou brasileiros radicados no exterior), entre escolhas do júri e do público, incluindo novas categorias que acompanham movimentos e tendências do mercado de arte e vídeo, como “Efeitos Especiais em Vídeo”, e “Melhor Videoclipe para Marca ou Instituição”, que lança um olhar para o cruzamento do videoclipe e da publicidade.
A categoria “Melhor Vídeo realizado na Cidade de São Paulo em parceria com a Spcine” premiará o melhor videoclipe, live, registro em vídeo de show, entre outros, que evidenciem paisagens da metrópole como cenário.
Apostando em temas importantes como diversidade e inclusão, o m-v-f award 2021 lança a categoria inédita “De Mina Pra Mina em parceria com a TPM”, que tem como recorte clipes dirigidos por mulheres, para artistas do gênero feminino. Ainda sobre o assunto de inclusão, outra categoria que se mantém nesta edição é “Melhor Videoclipe Envolvendo Diversidade e Inclusão”, tendo como proposta do prêmio a mensagem social mais relevante. Além disso, há uma categoria dedicada à expressiva produção de primeiros trabalhos de jovens que estão criando uma nova comunidade criativa, a de “Melhor Videoclipe Estreante”.
Dentre as categorias estrangeiras, a novidade é “Melhor Videoclipe Latam” (Best Latam Music Video), que destaca videoclipes realizados para artistas latino-americanos, que não brasileiros, além das tradicionais “Best Music Video – Jury and Audience choices”, “Best Direction in a Music Video”, “Revelation in Direction in a Music Video”, “Best Animation”, e “Innovation in video in partnership with Menta Land”, categorias correspondentes também para inscrições nacionais.
Para concorrer, os vídeos deverão ter sido lançados ou com data de lançamento prevista entre 29 de novembro de 2020 a 10 de outubro de 2021. As inscrições são online com o valor de uma taxa de R$20,00 por clipe/categoria. As inscrições até 22/09 terão 50% de desconto, saindo por R$ 10,00. Os finalistas em cada uma das 26 categorias serão anunciados em 15/11/2021.
Com as incertezas da pandemia, o anúncio dos vencedores, segundo escolhas do público e do júri – esse ano composto por Ana Garcia, Criolo, Gustavo Von Ha, Maria Ângela Jesus, Rafael Kent e Suyane Ynaya – se dará em data a ser informada pela organização da premiação. Ainda, em uma parceria inédita com a Directors’ Library, os premiados terão um destaque editorial na plataforma dedicada aos melhores realizadores audiovisuais do mundo todo.
O m-v-f- awards 2021 é uma idealização da Cinnamon, com patrocínio da Spcine, apoio de UKMVAs, Buenos Aires Music Video Festival, Canadian Prism Prize, Mentaland, MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo, e parceria de mídia do Canal Curta, Trip e Tpm, e Directors’ Library.