Dia 28 de junho de 1969 entrou para história quando um grupo de homossexuais resolveu enfrentar a frequente violência policial sofrida por eles no que ficou conhecida como a revolta de Stonewall, nome do bar gay nova iorquino onde alguns dos frequentadores ficaram confinados alguns dias para chamar à atenção e ganhar apoio da população.
Assim nasceu o Dia Internacional do Orgulho Gay e para comemorar o mês que marca o ato, a Lomotif, que só no último ano contou com mais de 37 milhões de downloads no país, vai colorir seu logo com a cores do arco-íris e realizar uma série de eventos para incenti var as pessoas a terem orgulho de quem elas são.
A campanha intitulada “#EuTenhoOrgulho”, embalada pela música “Born This Way”, uma referência ao álbum de mesmo nome da cantora Lady Gaga, que completa 10 anos do seu lançamento no dia 23, contará com uma série de ações que vão de concurso do melhor vídeo, homenagem a personalidades, playlists e venda de artigos da ONG Afirme com 100% da renda revertida à jovens da comunidade excluídos por suas famílias residentes em Porto Alegre .
O vídeo de lançamento da ação mostra clipes de pessoas de cada orientação sexual (L, G, B, T, Q, I, A +) sincronizado com a letra da música da cantora Lady Gaga com o objetivo de espalhar a mensagem de que as pessoas são incríveis por serem quem são.
Para o executivo Paul Yang, CEO da Lomotif, as redes sociais têm a responsabilidade de discutir sobre temas que refletem a sociedade. Com a pandemia e sem o acontecimento da Parada LGBTQIA+ e com uma imensa procura por palavras chaves vinculadas à temática na plataforma, concluímos que homenagear a comunidade é simbólico e importante”.
Marcela Mc Gowan(@marcelamcgowan), Maria Clara Garcia ( @claragnds), Leona Vingativa (@Leonaoficial), Lia Clark (@liaclark), Danny Bond (@danny.bond) e Bia Gremion (@biagremion) artistas influenciadores do universo LGBTQIA+ convidarão os milhões de usuários brasileiros da Lomotif a criarem seus vídeos utilizando colagens da biblioteca de mais de 450 clipes, fotos, efeitos animados e músicas disponíveis na plataforma com a temática ou também produções próprias sob a hashtag #EuTenhoOrgulho. Todas criações entrarão no canal #EuTenhoOrgulho criado para a ação.
Competição: os criadores dos 15 vídeos mais curtidos e comentados postados com a hashtag #EuTenhoOrgulho ganharão um kit Pride Afirme – loja de produtos LGBTQIA+ produzidos por mães de filhos da comunidade -, composto por bandeira do orgulho, glitter, ecobag, caneca e bottom. Além de participar de um bate papo de 30 minutos com os seis influenciadores participantes da campanha.
Música: Duas playlists com sucessos nacionais e internacionais como Modo Turbo (Luisa Sonsa, Pablo Vittar e Anitta), Flutua (Johnny Hooker feat. Liniker), Provocar (Lexa feat.Gloria Groove); Born This Way (Lady Gaga), Wild (Troye Sivan), I Want to Break Free (Queen) serão disponibilizadas no aplicativo
Tributo: Todos os dias alguma personalidade LGBTQIA+ que, de alguma forma participou ativamente da história do movimento será homenageada na plataforma. Entre elas: Marsha P. Johnson, Rupaul, Paulo Gustavo, Liniker, Cazuza, Sam Smith, entre outros.
As ações acontecem de 1º a 30 de junho na plataforma da Lomotif e também nas redes sociais Twitter, Facebook e Instagram.