quinta-feira, julho 24, 2025
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LePub cria primeira campanha para O Boticário

Em uma iniciativa que une inovação, propósito e engajamento sustentável, O Boticário lança a BotiRecicla Store — a primeira loja do mundo onde embalagens vazias de cosméticos se transformam em moeda de troca. Totalmente concebida com foco na sustentabilidade, a loja reflete esse compromisso em cada detalhe: da arquitetura e escolha dos materiais aos produtos disponíveis.

A experiência imersiva convida o público a repensar o valor da reciclagem, mostrando, na prática, como atitudes conscientes podem gerar impacto positivo. A campanha marca a estreia da LePub São Paulo na comunicação da marca e teve início no último sábado (17), Dia Mundial da Reciclagem, com um teaser provocativo: uma flagship da marca foi literalmente envelopada e “fechada”, despertando a curiosidade do público com a mensagem: “Não estamos fechando. Estamos reciclando. Aguardem.”

E nesta segunda-feira (19), é lançado nas redes sociais de O Boticário o primeiro filme da ação, que revela um dos produtos icônicos que estará na loja: uma prancha profissional do Medina.

No filme é apresentado uma pirâmide cenográfica formada exclusivamente por embalagens vazias de cosméticos. Cada frasco empilhado individualmente, mostra o valor dos materiais recicláveis. No final, vemos a quantidade de embalagens necessárias para “comprar” a prancha do Medina e um convite para visitar a loja.

Para ver o filme, clique aqui. E durante esta semana, mais filmes e produtos serão revelados.

Com assinatura do arquiteto e designer Guto Requena, a Boti Recicla Store foi pensada para ser totalmente sustentável e todo o material utilizado na execução dela será reaproveitado em iniciativas relacionadas à sustentabilidade.

“O Boti Recicla Store é um convite para que os consumidores participem ativamente de um movimento de transformação. Ao trocar embalagens pós consumo vazias de cosméticos por produtos icônicos, reforçamos nosso compromisso com a beleza que se preocupa com o futuro — incentivando o descarte consciente e mostrando que pequenas atitudes geram grandes impactos. Sustentabilidade sempre foi um valor essencial para O Boticário, e seguimos investindo em iniciativas que unem inovação, engajamento e responsabilidade ambiental”, afirma Carolina Carrasco, Diretora Branding e Comunicação do Grupo Boticário.

“Criar a primeira loja do mundo onde embalagens pós consumo vazias de cosméticos

viram forma de pagamento é uma forma inovadora e simbólica de mostrar o valor de reciclar seu resíduo, deixando o assunto atrativo, e trazendo sustentabilidade de forma tangível, desejável e criativa”, comenta Felipe Cury, copresidente e CCO da LePub São Paulo.

A Bota Recicla Store acontece no mês em que se celebra o Dia Internacional da Reciclagem e estará aberta exclusivamente nos dias 23, 24 e 25 de maio, na loja conceito de Pinheiros — localizada na Rua dos Pinheiros, 315. O espaço foi totalmente transformado para proporcionar uma experiência imersiva e sustentável, reforçando o compromisso de O Boticário com a inovação e o cuidado com o planeta.

Dentro da loja, uma balança high-tech desenvolvida exclusivamente para a Boti Recicla Store será capaz de reconhecer o peso das embalagens que cada pessoa coloca nela, liberando automaticamente os créditos para serem usados na hora. Além disso, a balança também calcula quanto de CO2 foi economizado para o planeta a cada participação.

Consumidores poderão trocar embalagens vazias de qualquer marca de cosméticos por itens exclusivos, como uma prancha de surf do medalhista olímpico Gabriel Medina ou um fone de ouvido do DJ e produtor musical Alok. Cada produto icônico terá um valor diferente, começando a partir de 700 gramas de embalagens vazias.

Além disso, outros produtos de Boti e experiências também estarão disponíveis para serem adquiridos, como cortes de cabelos com especialistas da marca TRUSS em que os fios serão destinados para o projeto Fiotrar, uma iniciativa apoiada pela Fundação Grupo Boticário, a favor da conservação do ambiente marinho, pois desenvolve mantas com alta capacidade de absorção de óleo derramado no oceano.

Durante o período da ação, a flagship de Pinheiros estará totalmente dedicada à experiência, sem a comercialização de outros produtos da marca.

Boti Recicla: O maior programa de logística reversa do Brasil no segmento de beleza em pontos de coleta

A iniciativa está ligada ao Boti Recicla, o maior programa de logística reversa no varejo de beleza do Brasil em pontos de coleta. Criado em 2006, o programa já conta com mais de 4 mil pontos de coleta nas lojas de todo o país e todas as embalagens vazias de cosméticos devolvidas por consumidores e revendedores são encaminhadas para 15 destinatários, em sua maioria cooperativas de reciclagem, que realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos.

Além dos esforços em reciclagem, o Grupo Boticário fomenta práticas de economia circular por todo seu ecossistema:

Entre os destaques de inovação e desenvolvimento de produtos sustentáveis está o Arbo Puro. A fragrância traz uma tampa produzida com polipropileno (PP) de segunda geração, fabricada a partir de matéria-prima renovável e certificada pelo ISCC (International Sustainability & Carbon Certification). O material é obtido a partir de rejeitos de óleo de cozinha e gorduras, coletados de indústrias de alimentos e restaurantes, substituindo o uso de óleo fóssil virgem, proveniente do petróleo.

Através da abordagem de balanço de massa, essa iniciativa visa reduzir não só o consumo de plástico obtido a partir do petróleo, como também as emissões de gases de efeito estufa, pois a nova tampa emite 51%* menos dióxido de carbono (CO2) equivalente, contribuindo para um futuro mais sustentável. A iniciativa prevê reduzir o uso de 11,68** toneladas de matéria-prima virgem, sem impactar a cadeia de reciclagem do PP, pois o novo material pode ser reciclado normalmente na cadeia já consolidada no Brasil.

A linha Bob Esponja, lançada em outubro de 2024, trouxe frascos do sabonete líquido feitos de polietileno reciclado, algo tecnicamente desafiador. Como resultado de estudos aprofundados, foi possível utilizar o plástico pós-consumo reciclado (PE PCR) pela primeira vez em uma embalagem do Grupo, evitando o uso de mais de 6 toneladas de material virgem.

O Boticário - BotiRecicla Store

Ficha técnica

Campanha: Boti Recicla Store

CLIENTE – BOTICÁRIO

Renata Gomide – Vice-presidente Consumer do Grupo Boticário
Carolina Carrasco – Diretora de Comunicação e Branding do Boticário
Giovana Orlandeli – Gerente sênior Cross Marcas Grupo Boticário
Maria Augusta Vieira Silveira – Especialista Branding Grupo Boticário
Barbara Dias – Analista Branding Grupo Boticário

LEPUB SÃO PAULO

Co-Presidente & Chief Creative Officer: Felipe Cury
Co-Presidente & Chief Strategy Officer: Aldo Pini
Executive Creative Director: Felipe Cirino
Creative Director: Vinicius Pegoraro, João Pires
Senior Art Director: Beatriz Sotero
Senior Copywriter: Fabricio Soares
Senior Copywriter: Airton Dias
Operations & Business Vice President: Aline Garcia
Business Director: Gabriela Ferrante, Larissa Neves
Business Manager: Carmen Scorcio
Project Manager: Giovana Barros, Lucas Araque
Business Executive: Leleca Stevanato
Production Director: Caio Rodrigues
Production Manager: Beatriz Takahashi
Senior Producer: Yuri Westermann, Fernanda Ceratti e Bea Brandao
Producer: Camila Guedes, Cindy Cardoso
Executive Strategy Director: Mariana Corradi
Strategy Director: Marília Duran
Strategy Director Outsourcing: Maria Claudia Cezar
Strategy Manager: Bruna Coelho
Insights Manager: Caê Fernandes
Chief Communications Officer: Paula Ganem
Communications Manager: Maria Fernanda Malozzi

Agência de PR: PROS
Diretora de PR: Alice Zeitune
Atendimento de PR: Joyce Sales e Laura Imene

PRODUÇÃO

Produtora: Sugarcane Filmes
Diretor: Igor Selingarde
Produtor Executivo: André Mortara
Diretor de Fotografia: Heitor Pontes
Diretor de Arte: Thiago Cusak
Coordenador de Produção: Murilo Paiva
Atendimento Produtora: Bruna Nogueira
Assistente de Direção: Pedro Corradi
1º Assistente de Câmera: Gui Martins
2º Assistente de Câmera: Bruno Pereira
Video Assist: Vitória Clementino
Logger: Renato Badu
Assistente de Arte: Nathalia Corrêa
Contrarregra: Guga
Ajudante de Arte: Renato Oliveira
Ajudante de Objetos: Rafa Behn
Gaffer: Frank
1º Assistente de Elétrica: Rasta
2º Assistente de Elétrica: Bruno Martin
Maquinista: Álvaro Bispo
1º Assistente de Maquinaria: Bolt
2º Assistente de Maquinaria: Ricardo Galdino e Ratão
Assistente de Produção: Gaby Goretti
Ajudantes de Produção: Mauri Filho, Thiago Gama e Leandro Machado
Segurança: Cesinha

 

PÓS-PRODUÇÃO

Montador: Caio Canine e Igor Selingarde
Color: Guilherme Fuchs
Motion: Ziza da Silva
Finalizador: Olavo Ribeiro
Coord. de pós: Marcela Antunes

PRODUTORA DE ÁUDIO

Produtora de áudio: Jamute
Produção executiva de som: James Feeler e Leck Gomes
Engenharia de som: Eduardo Barbosa, Fernanda Galetti, Marcelo Filho e Otávio Bertolo
Coordenação: Julianna Zuppo, Letícia Nunes, Juliana Pompeu e Ana Cordeiro
Atendimento: Hingrit Nitsche, Kiki Eisenbraun e Carol Oliveira

CENOGRAFIA

Estudio Guto Requena
BK Cenografia
Los Colores
Bizsys

BALANÇA INTELIGENTE Bizsys

Gerente de projetos: Karen Moreira
Desenvolvimento: Fabricio Martins, Victor Hugo e Lucas Anjos
Engenharia: Fernando Berengut e Natan Santana
Cenografia/ Marcenaria:José Francisco
Líder de oficina: Odailton Correa
Montador: Romário Campos
Analista de TI: Jonatham Antonio
Analista Comercial: Gabriel Simões
Coordenador de operação: Fábio Alves

Regulamento Live Team

CEO: Fernando Melo
Diretora de Negócios: Ana Paula Peixoto
Gerente de Negócios: Juliana Eisinger
Gerente de Promoções: Teresa Vinhais
Gerente de Produção: Rodrigo Niro

Pré Produção: Tatiane Fantauzzi

PRODUÇÃO GRÁFICA – Prospekt

CEO: Ramiro Furlani
Gerente: Caique Oliveira
Produtor: Cauã Oliveira
Atendimento: Gabriel Madrigrano

PARCEIROS

Fundação Grupo Boticário
ONG Cabelegria
TRUSS Academy
Bárbara Müller Art & Jewelry
Bossapack
É Pedra Ateliê
Pablita Acessórios
Biofábrica de Corais
Guto Requena
Yattó
Mão Colorida
Bizsys

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