Ação especial do programa Leia para uma Criança 2019, o bot do WhatsApp criado para distribuir livros infantis digitais alcançou mais de 2,6 milhões de downloads dos livros disponibilizados – três edições especiais em PDF. Mais de 8 milhões de mensagens foram trocadas com o bot durante o período da campanha – alcançando o objetivo de democratizar ainda mais o acesso à leitura.
A ação foi feita em parceria entre Itaú Unibanco, Fundação Itaú Social – que todos os anos distribuem livros físicos gratuitos por meio do Leia para uma Criança –, Take – líder na América Latina em soluções conversacionais e que desenvolveu o bot –, a agência DPZ&T e o Facebook.
Quem interagiu com o bot teve acesso a três livros em PDF para baixar, compartilhar com outros contatos e ler para uma criança em qualquer momento ou lugar. Os títulos são “O Cabelo da Menina”, de Fernanda Takai, “Meu Amigo Robô”, de Giselda Laporta Nicolelis, e “As Bonecas da Vó Maria”, de Mel Duarte.
Os livros enviados são parte da coleção de livros digitais do Leia para uma Criança, que conta com 13 títulos, todos disponíveis no site www.euleioparaumacrianca.com.br com experiências personalizadas para cada um deles.
“Hoje, o WhatsApp está presente no bolso de praticamente todas as pessoas no Brasil. Sem a cobrança de Internet pelas operadoras do WhatsApp é possível ter um alcance ainda maior com projetos sociais, o que gera uma maior inclusão. O canal é muito poderoso também do ponto de vista de viralização. Recebi de várias pessoas e grupos mensagens falando do Leia para uma Criança e divulgando o contato do Itaú”, afirma Philemon Mattos, Diretor de Novos Negócios e Parcerias da Take.
A ação via WhatsApp alcançou pessoas em todos os estados brasileiros. São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro, Paraná e Ceará foram os com maior volume de downloads.