Com o objetivo de disponibilizar um perfil preciso sobre o consumo de vídeo no Brasil, a Kantar IBOPE Media lançou, em 2022, o Cross Platform View™. Desde o seu lançamento, a solução vem incorporando dados de share de audiência domiciliar de TV Linear (TV aberta e TV paga) e Plataformas de Vídeos Online, permitindo a indústria mídia compreender o consumo de vídeo em diferentes telas e plataformas, com uma métrica única e comparável, a partir de uma metodologia amplamente validada e utilizada nos principais mercados globais.
A mais recente evolução na jornada de medição Cross-Media é a inclusão de dados do TIK TOK. Os dados da plataforma estão sendo disponibilizados para os clientes da Kantar IBOPE Media desde o início de maio. Agora, com o mês fechado, a empresa revela o consolidado do mês.
Com base no Cross Platform View™, a participação da TV Linear (TV aberta e TV paga), ao considerar todos os dispositivos (smartphones, tablets, laptops e TVs conectadas ou não), dentro do domicílio, representou 76,2%, enquanto formatos de vídeo online obtiveram 23,8%, sendo que o TIK TOK obteve 3,1% de share no durante o mês de maio. Já ao considerarmos apenas aparelhos de TV – conectados ou não –, a TV Linear representou 86,4% de share. Já as plataformas e vídeo online obtiveram 13,6% de participação.
O detalhamento de cada plataforma está disponível neste link, no site da Kantar IBOPE Media. Os gráficos refletem a participação da TV Linear e das plataformas de vídeo online, durante o maio de 2023, nas 15 regiões metropolitanas medidas pela Kantar IBOPE Media. A partir da seleção de filtros no site da empresa, estarão disponíveis os dados de consumo de vídeo somente em Aparelhos de TVs conectadas ou não; ou Todos os Dispositivos (smartphones, tablets, laptops e TVs conectadas ou não). Excluindo conteúdo não identificado e outros usos dos aparelhos de TV, como consoles, games etc.
A Kantar IBOPE Media monitora e analisa um amplo universo de veículos e plataformas, para que os clientes da empresa, sejam emissoras e canais de TV, serviços de streaming, players de vídeos online, agências ou anunciantes, compreendam de forma abrangente o comportamento de consumo de mídia em diferentes meios e formatos. A inclusão do TIK TOK – que não possui relação comercial com a Kantar IBOPE Media – fornece ao mercado um cenário ainda mais amplo do consumo de vídeo no país, permitindo analisar o share de consumo da rede social sob a mesma métrica dos demais players de vídeo online já aferidos regularmente, bem como a composição total de consumo da TV Linear (TV aberta e TV paga).