É possível misturar combustível aditivado com funknejo? Para a Ipiranga, Sim! E o resultado é muito rendimento, nos motores e nas mídias sociais. A empresa brasileira, que distribui combustíveis para mais de seis mil postos em todo o país, é a primeira empresa do setor a apostar no gênero, que une o funk paulistano e o sertanejo, em sua nova campanha digital. Filmada em um posto da marca na Marginal Tietê, na capital paulista, traz como estrelas Luan Pereira, MC Daniel, MC Ryan SP e, até mesmo, os “VIPs” da Ipiranga, os “vendedores Ipiranga de pista”, como são conhecidos os frentistas da marca.
Essa união começou de forma despretensiosa, quando Luan Pereira foi abastecer em um posto Ipiranga e se deparou com um frentista cantando uma paródia do seu sucesso “Dentro da Hilux”. Em seguida, após uma mensagem do amigo MC Ryan SP ao Instagram da Ipiranga, o relacionamento entre a marca e os artistas só cresceu. Depois disso, foi só preciso trazer MC Daniel para a ideia do “Bora Render” virar realidade.
O projeto surgiu da necessidade da Ipiranga falar ao público sobre Ipimax, sua linha de combustíveis aditivados que se destaca por trazer mais rendimento, ou seja, rodar mais quilômetros com menos combustível no tanque. Mas como atrair o público, falando de um assunto tão técnico? Do jeito que a Ipiranga, em seus 86 anos de existência, está acostumada a fazer: usando alegria e irreverência
Ipiranga no funknejo – Assim nasceu a ideia da campanha digital “Bora Render”, criada pela agência Mutato e inspirada no sucesso “Dentro da Hilux”, de Luan Pereira. A ideia foi levar a Ipiranga para um caminho nada óbvio para uma das maiores empresas do país: apostar em artistas de funknejo e, ao mesmo tempo, se aproximar dos jovens e surpreender a todos com um conteúdo inusitado sobre combustíveis.
A nova música e o clipe, que estreiam hoje (06) nos canais de social media da Ipiranga e nas plataformas de streaming, reforçam os atributos de rendimento dos combustíveis Ipimax enquanto os artistas cantam: “o caminho é longo e a gata não espera/ bora render pra eu chegar na casa dela”. Afinal, quem não quer chegar rapidinho pra ver o “mozão”? Com o primeiro hit sobre combustível da história, a Ipiranga já está gerando engajamento nas redes e um produto com capacidade para viralizar e ter relevância na cultura popular.
A vice-presidente de Marketing e Desenvolvimento de Negócios da Ipiranga, Bárbara Miranda, explica a escolha pelos artistas do funknejo. “A Ipiranga é criativa, alegre e gosta de estar próxima de seu público, algo que é a cara do brasileiro. Então, a nossa ideia não era olhar para o ‘Top 10’ do Spotify e escolher qualquer um. Queríamos alguém que representasse esses atributos e tivesse uma conexão genuína com a marca”, explica Bárbara. “Queríamos fazer algo novo. O Luan, MC Daniel e MC Ryan SP representam tudo isso e nos aproximam de um novo gênero musical e um novo público. E ninguém melhor do que eles, que fazem tanto sucesso nos streamings e nas mídias sociais, pra falar de rendimento”, afirma Bárbara.
Quem também é estrela da campanha é o VIP André Costa, que trabalha em um posto Ipiranga em Bananal (SP), é conhecido no Instagram como o @frentista.dancarino e foi uma das inspirações da campanha. “Nossos VIPs são a cara da Ipiranga e merecem ser reconhecidos! Por isso a campanha prevê uma ação especial, o ‘Desafio Bora Render’, que vai premiar as coreografias dos VIPs que tiverem maior engajamento nas redes”, explica Bárbara.
Música nas redes – O principal conteúdo da campanha, o videoclipe com Luan, MC Daniel, MC Ryan SP e o “frentista dançarino”, ainda nem foi lançado e os resultados nas redes da Ipiranga já estão pra lá de “aditivados”: Após o teaser divulgado no perfil da marca no Instagram, o número de seguidores da Ipiranga na rede aumentou mais de 80% e segue crescendo. Além disso, foram mais de meio milhão de visualizações em apenas 24 horas, sem falar das milhões de visualizações nos stories de bastidores publicados pelos próprios artistas. Os números mostram a força dos três artistas do funknejo que, juntos, somam mais de 20 milhões de seguidores no Instagram.
Segundo o Alessandra Muccillo, diretora de criação executiva da agência Mutato, “a Ipiranga sempre fez parte da cultura brasileira. Então, nada mais natural do que se inspirar nessa cultura pra falar com as pessoas. Esta foi a ideia: uma música no topo nas redes sociais, fora do circuito óbvio, e que ganhou uma versão inspirada no que aconteceu dentro do próprio posto: uma paródia feita por um frentista. Ou seja: uma campanha praticamente cocriada com o público”. O videoclipe, feito exclusivamente para TikTok e Reels, foi co-dirigido por Ricardo Souza, um dos diretores do clipe “Funk Rave” da cantora Anitta, vencedor do VMA 2023.
A Ipiranga está presente no mundo da música há algum tempo: a empresa, por exemplo, é patrocinadora do Rock in Rio há mais de uma década. E em maio deste ano, quando inaugurou o primeiro posto com sua nova marca em São Paulo, promoveu um pocket show com Xamã. A Ipiranga, que agora vai além do posto e se apresenta como uma “plataforma de mobilidade”, quer estar presente no dia a dia das pessoas e, pra isso, pretende se aventurar cada vez mais na área musical e aumentar de forma constante a sua presença em conteúdo digital.
Ficha Técnica:
Cliente: Ipiranga
Produto: Ipimax
Título: Bora Render
Agência: Mutato
CEO: Andre Passamani
COO: Décio Freitas
CMO: Daniel Cecconello
Diretora Geral/Executiva de Criação: Alessandra Muccillo
Diretores de Criaçāo Associados: Carol Freitas e João Selare
Redação: Carol Freitas e Beatriz Vaz
Letra da música: Alessandra Muccillo, Carol Freitas e Luan Pereira
Direção de Arte: João Selare, Juliana Freire, Thomaz Wellausen
Community Manager: Caroline Venco
Diretora Geral de Estratégia: Juliana Morganti
Supervisora de Planejamento: Silvia Chabes
Assistente de Planejamento: Vitor Correa
Analista de Insights: Agatha Galdino
Diretora de Atendimento: Nagila Nunes
Supervisora de Contas: Nathalia Romeiro
Diretora de Influência: Thais Mara
Analistas de Influência: Carolina Guimarães, Bruna Freitas e Gustavo Andreu
Estagiária: Nathalia Galisi
Diretora Executiva de Produção Integrada: Renata Ruas
Produção artística: Carolina Guimarães
Coordenador de VideoMotion: André Reis
Editor/Motion: Marco Minamoto
Editor/Motion: Caroline Lima
Direção do clipe: Jacques Jr e Ricardo Souza
Assistentes e maquinaria: Thiago Rodrigues e Regis Virgílio
Edição: André França
Diretor Musical: Eduardo Godoy
Produção Executiva: Fernando Scabora
Produção Geral: Maynara Cunha
Digital: Mariana Netto / André Marculino
Estilista: Jhow Frias
Fotografia: Millena Rosado
Mídia: i-Cherry
I-CHERRY
CEO: Adriano Nadalin
Diretoria de Mídia e Negócios: Vinicius Nunes e Elyara Buest
Diretoria de Martech: Dora Oliveira e Willy Dantas
Gerente de Estratégia Digital: Mariana Leodoro
Supervisão de Estratégia Digital: Renato Antunes e Deyvid Sanches
Mídia: Gabriel Mariano, João Sampaio, Karina Koal e Sheila Arruda
Gerente de AdTech e Criação: Aldo Tozzo
Coordenador de AdTech: Alan Abreu
AdTech: Leonardo Martins e Luiz Mendes
Criação: Ana Minosso e Joyce Moraes
Coordenação de Web Analytics: Anna Mendes e Liz Khury
Web Analytics: Igor Chalkidis, Iris Oliveira e Luana Moura
Coordenação de Tecnologia: Felipe Mikos de Lara
Tecnologia: Hamad Queiroz e Fabricio Franca
Aprovação cliente:
CEO: Leonardo Linden
VP de Marketing e Desenvolvimento de Negócios: Bárbara Miranda
Diretora de Marketing: Rafaella Gobara
Gerente de Comunicação e Marketing: Fernanda Menezes
Equipe Técnica Cliente: Eric Key, Fernanda Nunes Giovanini, Thays Pereira, Clarissa Cogo, Joana Grottera,Karol Marian Guinodi, Nicole Ferraz, Emily Luizetto e Flavia Villas Boas
Diretora de Ciência de Dados: Cleide Mota
Gerente de Ciência de Dados: Débora Bulis Conti