A INVIAN, braço tecnológico da THE LED e provedora de sistemas para algumas das maiores redes globais de OOH, DOOH e Retail Media, anuncia o lançamento do INVIAN Metrics, a primeira plataforma brasileira de mensuração de audiência baseada em AIoT (Artificial Intelligence of Things).
Desenvolvido em parceria com a Group Link ONE, referência nacional em soluções AIoT, o sistema utiliza sensores BLE (Bluetooth Low Energy) capazes de captar fluxos de forma passiva, precisa e 100% anônima — transformando sinais digitais em métricas confiáveis de fluxo, permanência e comportamento.
Sem câmeras nem coleta de dados pessoais, a tecnologia garante privacidade total e confiabilidade em qualquer ambiente: interno, externo, eventos e redes de varejo. Com vasta experiência no setor, Marco Frade, que anteriormente dirigiu o MapaOOH, agora lidera a Business Unit do INVIAN Metrics.
“Sua notória trajetória na padronização de métricas e credibilidade institucional fortalece ainda mais nossa proposta de atribuição de valor real às mídias OOH e Retail Media”, explica Richard Albanesi, CEO da THE LED.
Totalmente integrado ao INVIAN Player, o INVIAN Metrics cruza dados de exibição com audiência em tempo real, atribuindo mais valor às campanhas exibidas e oferecendo métricas comparáveis às da mídia digital — como alcance, frequência e viewability. Destaques principais:
• Privacidade garantida: modelo 100% anonimizado e ético.
• Eficiência operacional: sensores leves, escaláveis e de baixo consumo.
• Otimização contínua: dados em tempo real para campanhas mais assertivas e eficientes.
“É muito significativo para o mercado publicitário que uma empresa do porte e capacidade tecnológica da INVIAN, em parceria com a Group Link ONE, lidere a metrificação de audiência do OOH. Por ser uma plataforma agnóstica, sem o modelo de ‘walled garden’ adotado por grandes exibidores, abre-se espaço para a aceitação confiável por anunciantes, agências e planejadores, assegurando a idoneidade dos resultados e permitindo a participação democrática de exibidores de todos os portes”, ressalta Marco Frade, Diretor do INVIAN Metrics.
O INVIAN Metrics soma-se às 13 soluções proprietárias da INVIAN, que já cobrem todo o ciclo operacional do OOH, DOOH e Retail Media — do planejamento e gestão de campanhas à programática, proof-of-posting e analytics avançados — consolidando um ecossistema único, moderno e totalmente integrado.
A plataforma já está disponível para veículos de mídia, agências e anunciantes. Diversos pilotos realizados no Brasil e no México reforçam o protagonismo da INVIAN Metrics como nova referência em inovação AdTech e mensuração em escala global.
Para Kelson Schmitt, CEO da INVIAN, a novidade representa a convergência entre inovação tecnológica e responsabilidade ética. “Com ela, damos um passo decisivo para transformar dados de audiência em ciência exata — garantindo privacidade e atribuindo valor real a cada inserção de mídia”, diz.
