domingo, dezembro 22, 2024
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InfinitePay faz campanha pelo fim do uso de plástico em cartões e maquininhas de pagamentos

Após começar suas operações com uma “maquininha”, a  InfinitePay, plataforma de serviços financeiros da fintech brasileira CloudWalk, está assumindo uma postura firme com o objetivo de eliminar o uso de plásticos no ecossistema de pagamentos. Para conscientizar a indústria e inspirar essa mudança, a empresa lança hoje a campanha “O Fim do Plástico nos Pagamentos: um convite para repensarmos a utilização do plástico e começarmos a construir esse futuro sustentável agora”.

O relatório Dinheiro Sem Plástico, produzido pela agência O Mundo Que Queremos em parceria com a InfinitePay, mostra dados preocupantes da produção de resíduos dentro do mercado de pagamentos. Nos últimos 10 anos, foram emitidos cerca de 450 milhões de cartões de crédito e débito e produzidas 95 milhões de maquininhas no Brasil, segundo estimativa feita com base em dados do Banco Central (BC) registrados no relatório. Isso representa um volume de plástico de mais de 15 mil toneladas, equivalente a 14 vezes o peso do Cristo Redentor.

Ainda segundo o documento, se enfileirados, os cartões emitidos no Brasil na última década seriam capazes de dar pouco mais de uma volta ao redor do planeta na linha do Equador. A área ocupada pelos cartões e maquininhas juntos é equivalente a 20 vezes a do Estádio do Maracanã. Só em 2022, foram produzidas mais de 20 milhões de maquininhas no Brasil, um aumento de 494% se comparado com o total de 2012.

“A campanha é um ritual de passagem da InfinitePay para adentrarmos em um futuro mais sustentável”, reflete Paulo Perez, Chief Design Officer da CloudWalk. “Ela abre porta para uma narrativa mais ofensiva na qual avançamos para uma comunicação que declara o fim das maquininhas e o início do nosso processo de digitalização total.”

Inspirado na obra de Hilma Klint (1862-1944), pioneira do abstracionismo, o vídeo que guia a campanha foi criado com o uso de ferramentas de inteligência artificial. “A plataforma InfinitePay criou uma série de produtos baseados em blockchain e machine learning para nossos clientes, mas o uso de IA vai além da engenharia. Todo o nosso time de criação e comunicação tem acesso à licença para usar o Midjourney e o ChatGPT. Incentivamos o uso de AI no dia a dia dos nossos colaboradores, em especial designers e desenvolvedores”, conta o executivo. “Hoje, todas as fotos de pessoas que estão no site da InfinitePay foram criadas com AI”, exemplifica.

Como reduzir desperdício

A principal aposta da empresa para o fim do uso de plástico é o InfiniteTap, uma tecnologia que possibilita “transformar smartphones em maquininhas”. Para isso, basta baixar o aplicativo InfinitePay, de forma gratuita, e começar a receber pagamentos por aproximação, sem a necessidade de adquirir aparelhos adicionais. “Desde 2019, quando desenvolvemos a nossa primeira maquininha da InfinitePay, sabíamos que essa era uma tecnologia de transição e que eventualmente iria sumir. Algo similar aconteceu com as câmeras digitais mais simples ou os aparelhos de GPS: ambos substituídos pelos smartphones”, explica Luis Silva, fundador e CEO da CloudWalk. “Temos observado uma rápida adoção do InfiniteTap por clientes que antes usavam maquininha. Desde novembro de 2022, o número de comerciantes cresceu em média 123% ao mês”.

Como vê esse movimento de transição, a empresa ainda fornece maquininhas a seus clientes, mas essas já contam com 30% de matéria prima reciclada, o dobro da geração anterior. Embalagens e bobinas também passaram a ser feitas de materiais reciclados. Silva lembra que a InfinitePay foi pioneira em lançar o cartão InfiniteCard, usado pelos clientes, no formato 100% digital. E quer agora repetir o feito com as maquininhas. “Acreditamos que o futuro dos pagamentos pode ser mais rápido, sustentável e democrático, e que podemos acelerar essa mudança com tecnologias que já usamos todos os dias. Por isso, decidimos liderar o movimento de acabar com o uso de plásticos nos sistemas de pagamento.”

Ficha técnica

Designer: Amanda Suita, Felipe Silva, Lucas Souza e Marco Mendes

Motion Coordinator: Matheus Canto

Head of Craft: Matheus Alecrim

Head of Audio Visual: Ricardo Mordoch

Head of Product Design: Pedro Casa

Head of Brand Creation: Daniel Busch

Head of Brand Communication: Bruno Ferrari

Chief Design Officer: Paulo Perez

Chief Executive Officer: Luis Silva

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