quinta-feira, novembro 21, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercado DigitalImportância da rede de apoio para mulheres em situação de violência é...

Importância da rede de apoio para mulheres em situação de violência é o tema da campanha Entrelaçadas, do Instituto Avon

O Instituto Avon lança a campanha “21 Dias Entrelaçadas pelo Fim da Violência contra a Mulher” com o objetivo de reforçar a importância da união feminina na ampliação de redes de apoio para o enfrentamento às violências contra as mulheres. A campanha também irá promover a conscientização sobre os diferentes tipos de violências existentes e mostrar como é possível buscar ajuda nesses casos.

“Entrelaçadas é uma campanha que convida as mulheres e homens a entenderem o seu papel no enfrentamento às violências contra as mulheres. Quando as pessoas entendem a importância da rede de suporte e de ser apoio para quem sofre violência, fica mais fácil promover uma jornada de transformação na vida de quem precisa. Afinal, quando mulheres se conscientizam sobre a violência e se unem, criam laços regeneradores entre si, além de se fortalecerem como indivíduos e vetores de mudança social”, explica Daniela Grelin, diretora executiva do Instituto Avon.

A campanha contará com ativações digitais e presenciais em parceria com a plataforma Razões para Acreditar, envolvendo a divulgação tanto em redes sociais quanto em uma exposição na Av. Paulista, com o apoio da Virada Sustentável e da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da cidade de São Paulo. A exposição vai trazer histórias de mulheres cujas redes de apoio foram fundamentais para que rompessem ciclos de violência. A ação acontece entre os dias 20 de novembro e 10 de dezembro, e tem o intuito de reforçar a importância do acolhimento entre as mulheres, além de inspirar todas as brasileiras a serem suporte umas das outras, convidando-as a também compartilharem seus próprios relatos nas redes, utilizando as hashtags #ENTRELAÇADAS #21DIASDEATIVISMO #VAMOSJUNTAS #INSTITUTOAVON.

“Em um país onde uma mulher é assassinada a cada seis horas, de acordo com o último relatório do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, é fundamental incentivarmos a sensibilização e mobilização de todos os setores da sociedade por essa causa, bem como facilitarmos o acesso a informações e serviços especializados para que todas as brasileiras conheçam e acessem os seus direitos e possam transformar sua realidade”, complementa Daniela Grelin.

Além disso, a campanha também conta com a parceria da Eletromídia, o maior veículo de mídia OOH (out of home) do Brasil, que vai entregar comunicações sobre a importância da rede de apoio no enfrentamento das violências contra as mulheres em elevadores empresariais e residenciais na cidade de São Paulo. As ativações acontecem entre os dias 21 a 27 de novembro.

Todas as iniciativas foram idealizadas pela agência REPENSE, que concebeu a campanha, visando potencializar e trazer visibilidade para os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher. A REPENSE foi responsável pelo planejamento de toda a estratégia de comunicação, passando pela conceituação e criação de todas as peças. Além disso, atuou diretamente na viabilização de parcerias estratégicas para a realização das ações de ativação da campanha.

“É um grande orgulho colocar a nossa expertise na comunicação de causas a serviço do Instituto Avon, especialmente para este tema tão urgente que é o enfrentamento às violências contra as mulheres. Entrelaçadas é mais que um conceito de campanha: é um chamamento, é um incentivo para que mulheres que sofrem algum tipo de violência busquem ajuda e que outras estendam a mão. Porque a gente sabe que, juntas, nós mulheres podemos mudar nossas realidades. E quando mudamos nossas realidades, transformamos o mundo”, complementa Aline Leucz, Diretora de Criação da Repense.

O Instituto Avon também estará presente em um painel na Virada Feminina, em São Paulo, no dia 25 deste mês, para falar sobre uma de suas principais iniciativas de enfrentamento à violência doméstica: o Programa Acolhe, projeto que viabiliza hospedagens temporárias e assistências multidisciplinares para brasileiras em situação de violência.

Além disso, para expandir a campanha nacionalmente, os Estados de Mato Grosso do Sul, Ceará, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Pará também receberão ativações da campanha por meio da força de vendas Natura e Avon. Nessas atividades, a população em geral e as Consultoras de Beleza serão convidadas a participar de uma roda de conversa com a presença de especialistas de enfrentamento a violência do Instituto Avon. Para saber mais sobre a programação, acesse o site.

Outras ações da campanha incluem a disponibilização gratuita de conteúdos informativos e educativos sobre o tema para toda a sociedade civil, ativistas, formadores de opinião, instituições públicas e privadas, engajando organizações, população, consultoras e colaboradores na construção de um ecossistema de enfrentamento à violência de gênero. Um deles é o Guia de Bolso para Relacionamentos Saudáveis, disponível para download, em que a organização torna acessíveis informações sobre como reconhecer sinais das diversas formas de violência e como agir diante delas. Outra forma de divulgar conhecimento é pelo site principal da campanha, que pode ser acessado aqui.

Quem estará ‘presente’ em todas as ações é a Ângela, assistente virtual do Instituto Avon, e embaixadora da campanha. Desde 2020, a chatbot oferece atendimento gratuito por 24 horas via mensagem de texto no Whatsapp, incluindo, quando necessário, atendimento socioassistencial, jurídico e psicológico, além de auxílio transporte. Desde a sua criação, em 2020, até setembro de 2023, Ângela já atendeu mais de 700 mulheres em situação de violência. Para acioná-la, basta entrar em contato com o número (11) 94494-2415. Além do atendimento fornecido pela Ângela, também estão disponíveis os serviços fornecidos pela Casa da Mulher Brasileira, um espaço integrado e humanizado especializado no atendimento às mulheres em situação de violência.

Ficha técnica

Título: Entrelaçadas: 21 Dias pelo fim das violências contra a mulher

Anunciante: Instituto Avon

Equipe do Anunciante: Viviane Peppe, Daniela Grelin, Giuliana Borges, Ivanda Sobrinha, Suzana Ferreira

Agência: Repense

Atendimento: Bianca Tenenberg, Vick Magalhães, Priscylla Teixeira, Alessandra Trotta

Direção de Criação: Aline Leucz e Alexandre Ravagnani

Head de Criação: Bruno Pimentel

Redação: Ana Sousa, Carol Avena, Isabella Proença

Direção de Arte: Frederico Tulio, Isabela Gomez, Beatriz Muto, Joana Peixinho

Motion Design: Fabio Ovelheiro / Juan Mariano

Social Media: Fernanda Villasanti

Planejamento: Daniel Rimoli / Gabriela Meirinho

Mídia: Denis D’Anela / Paula Dias

Artigos relacionados

Novidades