sábado, novembro 23, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercado DigitalHypeness cria conteúdo especial sobre educação fora da escola

Hypeness cria conteúdo especial sobre educação fora da escola

Lugar de criança é na escola, certo? Depende. No Brasil, estima-se que 2.500 famílias já optaram por educar seus filhos em casa. Elas não estão sozinhas: em todo o mundo, mais de 60 países permitem essa prática. Na lista estão Reino Unido, Canadá, Rússia, Austrália e França. Nos Estados Unidos, mais de 2 milhões de crianças não frequentam a educação regular. É assim que vem ganhando força o movimento pela Desescolarização (Unschooling, em inglês), que consiste basicamente em expor a criança ao mundo, perceber seus interesses e facilitar para que cada situação seja uma chance de aprendizagem. Este é o tema do primeiro canal especial do Hypeness, vertical focado em inovação e criatividade,do grupo Webedia.

O tema foi escolhido por ser uma das bandeiras levantadas pelo Hypeness. “Acreditamos que existem diversos caminhos na jornada de evolução dos modelos de educação”, explica Rafael Rosa, sócio e co-criador do vertical que aborda temas sobre inovação e criatividade. “Temos um compromisso com conteúdo de qualidade, inovador e que tenha impacto positivo na vida das pessoas. Inspirar, criar e construir”, completa, ao garantir que, com o suporte da Webedia, o Hypeness vai continuar produzindo conteúdos independentes e de grande impacto positivo na vida das pessoas.

O Unschooling é uma forma de relação com o mundo que desafia o conceito de que não se pode aprender fora da escola. Não tem receita pronta e nem pode ser explicado em um passo a passo. “A Desescolarização é baseada na confiança de que os pais e as crianças vão encontrar os caminhos que melhor funcionam para eles, sem depender de instituições educacionais, editoras ou experts que lhes digam o que fazer”, afirma Jan Hunt, psicóloga norte-americana e autora de diversos livros sobre educação.

Vale lembrar que este é apenas um nome novo para uma prática milenar. Afinal, a maior parte da humanidade cresceu aprendendo com a vida. A grande diferença da Desescolarização em relação ao ensino padrão é que o conteúdo está sempre relacionado a uma demanda real e nunca é imposto, de forma que não perde o sentido, explica o terapeuta Álvaro Rodrigo Silva Dantas. Especialista em desenvolvimento de projetos na área de educação, ele aplica o conceito com os filhos.

Para André Castilho, roteirista, codiretor do documentário e CEO da La Casa de La Madre, produtora que fez parceria com o Hypeness, o filme é um convite à reflexão: “Lembro o quanto era ruim ir para o colégio. Era muito linear, rígido e não incentivava o autoconhecimento. Quando apresentamos novas possibilidades e caminhos, vemos que o professor é um orientador, um mentor na jornada do conhecimento e os pais podem se preparar para exercer esse papel”, explica.

Artigos relacionados

Novidades