Hering traz nova campanha que expõe a situação cotidiana de várias mulheres: o trabalho invisível, que provoca consequências muito além das questões econômicas. Com o objetivo de colocar luz à jornada exaustiva das mulheres, a marca levanta questionamentos como “Se os cuidados são básicos, por que ninguém vê?” e “Se ninguém vê, como é possível valorizar?” – frases estampadas de forma “invisível” na camiseta World, que ganham visibilidade quando há mudança de luz normal para luz negra. A campanha será lançada no dia 06 de março e terá veiculação nas plataformas digitais da marca.
Com a participação da Gabriela Prioli, Larissa Luz e quatro colaboradoras da Hering, Manu Passos, Marcela Castellano, Tatiane Guimarães e Silvana Souza, a marca destaca que além do trabalho remunerado, existe uma série de tarefas que precisam ser realizadas diariamente. Entre eles, os cuidados com a casa e com a família, que normalmente são atribuídos às mulheres como obrigações inerentes à natureza feminina, e que trazem sobrecarga mental e física, além de não serem reconhecidas como outras jornadas de trabalho.
Para Fernanda Fontes, CCO da GINGA, a concepção da campanha se deu em um processo de co-criação, através da nossa metodologia de sprint chamada UMDOIS, com uma equipe 100% feminina: “Partimos de um processo de imersão no cliente e desafio do briefing, somado a expertise de pessoas do mercado. O aprofundamento trouxe sementes verdadeiras e plurais, pois sabemos que o trabalho invisível é um assunto comum a todas as mulheres. É importante falar sobre isso, já que o trabalho além do expediente está nos deixando esgotadas. Em tempo recorde, chegamos na ideia e estamos muito felizes com o resultado da campanha”, explica.
Segundo pesquisa realizada pelo IBGE em 2019, as mulheres dedicam, em média, 18,5 horas semanais às tarefas do cuidado, o que é 73% a mais que o tempo dos homens. A sobrecarga física e mental de trabalho é apontada como um dos principais fatores de risco aos sofrimentos psicológicos: em mulheres com alta sobrecarga doméstica, esse dado mostra que de uma a cada duas desenvolve algum tipo de transtorno psicológico.
Por isso, como uma forma de gerar impacto positivo para a sociedade, entre os dias 8 e 10 de março, parte das vendas das camisetas brancas será revertida para o Instituto Cactus, uma entidade filantrópica que atua de forma independente para a prevenção e promoção da saúde mental de mulheres no Brasil. “Dia 08 de março simboliza a luta histórica das mulheres por equidade de gênero em todas as camadas da sociedade, e fazer parte deste movimento com a campanha #SerVisívelÉBásico é avançar nas discussões sobre os desafios da mulher contemporânea e suas jornadas de trabalho”, conclui a Diretora da Marca, Fabiola Guimarães.
Para amplificar a conversa, nas redes sociais a marca convida articuladoras como Gabriela Prioli, Larissa Luz e Maria Homem para trazerem reflexões sobre o tema. Também participam da ação influenciadoras como Bela Reis, Camila Fremder e Luiza Voll, contando sobre a rotina de trabalho invisível de cada uma delas.
Confira o vídeo:
FICHA TÉCNICA
Agência: GINGA
Sprint UMDOIS
Liderança sprint UMDOIS: Laís Araújo, Ilana Stivelberg
Estruturação UMDOIS: Marina Carvalho
Equipe campanha
CCO: Fernanda Fontes
Gerente de Mídia, Dados e Performance: Letícia Ricardo
Redação criativa: Luana Grybosi, Danielle Menezes, Bruna Azzolini, Bárbara Dantine
Direção de Arte: Fernanda Caetano, Giulia Fagundes
Planejamento: Mahira Oliveira, Roberta Bicudo, Elke Mendonça
Consultora: Thais Fabris, criadora da 65|10
Community Manager: Vitória Gomes
Gestão de Influenciadores e Creators: Natália Costa
Gestão de Projetos/Atendimento: Tatiana Di Rienzo
Impacto social: Luciana Barrancos e Syl Cordeiro do Instituto Cactus
Direção Executiva: Pedro del Priore, Paulo Martinez, Marcos Brabo
Aprovação Cliente: Julia Queiroz, Julia Carneiro, Raissa Bittar, Marcela Castellano
Filme Ser visível é básico
Equipe principal filme
Produtora: Core®
Direção Geral: Francine Azevedo
Coordenação de Produção: Viviane Simone
Diretora de Criação: Fernanda Fontes
Roteiro: Luana Grybosi
Direção de arte: Fernanda Caetano, Giulia Fagundes
Motion: Samantha Audi
Diretora de Cena: Cristina Streciwik
I Assistente de Direção: Camila Freiha
II Assistente de Direção: Priscila Trabulsi de Castro
Diretora de Fotografia 1ª Unidade: Martina Quezado
I Assistente de Câmera: Julia Takamori
Storyboarder: Giulia Fagundes
Stylist: Fabi Leite
Assistente de Figurino: Isabella Faria Ramos
Camareira: Marisa Roledo Hiodo
Make / Beleza: Laura La Laina
Assistente de Make: Camila Carla de Almeida Ahn
Assistente de Make: Katherine Portillo Celis
Manicure: Risonete Gomes de Luna
Fotógrafa Still: Flavia Faustino Sampaio
Ass de Foto Still: Giovana Lyra Soares
Elenco: Larissa Luz, Gabriela Prioli, Manu Passos, Marcela Castellano, Tatiane Guimarães, Silvana Souza
Montadora: Nicole Rhenius Bassile
Equipe de apoio filme
Diretor de Produção: Gustavo Michelin
Coordenação de Produção: Wes Sacramento
II Assistente de Câmera: Tristian Pae
Logger: Ziza da Silva
Pesquisa: Van Foxter
Maquinista: Rodrigo Molica Severo B.O
I Assistente de Maquinista: Álvaro dos santos bispo
Gaffer/Eletricista: Luís Otávio Leôncio de Sá (Tintim)
I Assistente de Elétrica: Marcus Vinicius de Souza
II Assistente de Elétrica: Robson Pereira Marega (Gugu)
Montador/Color/Finalização: Reginaldo Lucas
Ass de Foto Still: Murilo Stabile Martins
Produtora de Áudio: Tangery