Heinz, marca nº 1 de ketchup no mundo, acaba de lançar uma campanha inusitada que eleva o “drip” a um novo nível de praticidade. Brincando com a dificuldade comum de seus consumidores em abrir o sachê de molho, a marca apresenta o “Heinz Grillz”. Publicado nas redes sociais da marca, este acessório, com estética inspirada na cultura hip hop e em alta com a Geração Z, surge como uma joia dental para solucionar o problema com estilo. Criada pela agência Africa Creative, a ação une o “drip” característico da geração Z com o humor icônico da marca.
A ideia da ação publicitária nasceu a partir de uma tensão real observada nas redes sociais: muitos consumidores relatam dificuldade para abrir os sachês com as mãos, recorrendo aos dentes – o que às vezes pode resultar em explosão de molho e look comprometido. Para entrar na conversa de forma divertida, a marca apresenta um acessório em formato do icônico logo Heinz, com uma pequena serrilha capaz de abrir os sachês com precisão e sem sujeira.
“A Heinz demonstra sua ousadia em inovar e explorar territórios que tenham a mesma autenticidade que a marca, por isso criamos a campanha ‘Heinz Grillz’. Esta ação une estilo, humor e uma solução inusitada, refletindo nosso DNA provocativo e a busca constante por construir histórias que geram identificação com os nossos ‘Heinz lovers’. Mais do que produtos, buscamos criar vivências de marca memoráveis e conexões genuínas, sempre com o sabor e a qualidade que nossos consumidores conhecem e confiam”, conta Thiago Lopes, CMO da Kraft Heinz Brasil.
Os Grillz de Heinz foram criados especialmente para a campanha e não estão à venda – mas chamam atenção pelo visual e pelo bom humor. Produzidos de forma artesanal, com moldes personalizados, eles reforçam o tom da ação, que se apoia na linguagem da cultura digital e na moda urbana para brincar com o universo dos molhos: “você no drip sem perder o molho”, uma referência ao estilo e também aos produtos da marca.
“Queríamos transformar uma dor real do consumidor em uma solução criativa e culturalmente conectada. O Grillz de Heinz leva funcionalidade para um território onde a marca já tem liberdade para brincar: o da autenticidade. É uma peça de estilo com um propósito de facilitar a vida e manter o look intacto”, comenta Heloisa Pupim, co-COO da Africa Creative.
A ação é totalmente voltada para o digital, com desdobramentos nas redes sociais da marca e participação de creators e artistas ligados à cena do hip hop e da moda streetwear.
Ficha técnica
Title: Grillz
Client: Heinz
Product: Heinz
Agency: Africa Creative
CCO (Chief Creative Officer): Sergio Gordilho
co-CCO (co-Chief Creative Officer): Nicholas Bergantin e Angerson Vieira
Executive Creative Director: Rafael Freire
Creative Directors: Pedro Reis e Rafael de Miranda
Associate Creative Directors: Gustavo Moura e Pedro Paulo Mesquita
Creative Team: Thales Contri e Guilherme Prado, Bernardo Barroso, Gustavo Zordan, Zeca Castilho, Vitor Hugo Favero
Content Leads: Gustavo Stevanato, Victoria Freitas
co-COO: Heloisa Pupim
CSO: Ana Kuroki
Planning Team: Wes Gagliano
Account Management: Ana Carolina Andrade, Beatriz Bertonha e Alexia Cristyna
VP of Media: Pedro Eustachio
Media Team: Thiago Martinez, Renan Soares, Bruno Marangoni, Mariana Silveira, Paulo Ramos, Walter William
VP of Special Projects and Creative Content: Juliana Leite
Director of Special Projects: Lica de Souza
Project Manager: Lais Cattena, Driika Moraes
Creative Producer: Giovanna Lima, Raquel Martins, Lucia de Carvalho Maia, Camila Oliveira
Production Assistant: Valentina De Luca, Nadia Sobh
Intern: Marina Rabelo
VP of Digital Influence & Talent: Fernando Alonso
Director: Bruna Cicolino
Producers: Jessica Oliveira, Leandro Motta e Gabriella Marlene Silva
Creative Research Director: Estevão Mabilia Meneguzzo
Creative Research Manager: Eduardo Berardinelli
Creative Researcher: Bea Ribeiro, Mana Black
Graphic Producer: Carla Lustosa e Cassilene Rocha
Retoucher: Fabio Neres
Photographer: Rodrigo Pirim
Photography assistant: Fabio Xavier
Producer: Tais Olhiara, Vanessa Lima, Edinalva Farias
Production Director: Rodrigo Ferrari
Make: Maizena
3D ilustration: CAAN Creative Solutions
Equipament support: 3T locadora
Sound Production Company: Antfood Music & Sound Design
Creative Director: Lou Schmidt, Fernando Rojo e Tiago Mago
Executive Producer: Renato Castro e Christiane Rachel
Music Producer: Lou Schmidt, Fernando Rojo, Tiago Mago, Luis Bergmann, Vinicius Nunes e Lucas Baldin
Production Coordinator: Monique Munhoz e Pablo Mello
Post-Production: Bruno Broaska, Fabian Jorge e Pedro Macedo
Jewelry Design: Elements
Approved by: Thiago Lopes, Lariane Duarte, André Mendes, Juan Rodrigues, Bianca Gasparetto e Alexandra Lapot