A Google News Initiative, conjunto de esforços do Google de apoio ao jornalismo, em parceria com as associações AJOR, ANJ e Aner, abre inscrições para o Programa de Aprimoramento Digital. A iniciativa tem por objetivo promover habilidades no ambiente online para organizações de notícias membros das associações parceiras.
Após o levantamento das principais lacunas de habilidades digitais entre editores, a GNI desenvolveu um programa exclusivo para impulsionar o ecossistema digital noticioso. Com 10 meses de duração, o PAD, que é voltado aos profissionais de organizações de notícias de pequeno e médio porte, abordará tópicos como receita de leitores, receita de publicidade, gerenciamento de dados e produtos. Serão 10 sessões online ministradas por especialistas do Google e os participantes com 80% de presença receberão um certificado emitido pela Google News Initiative e associações parceiras.
“Iniciativas como o PAD são muito importantes para fortalecer o ecossistema de notícias por meio das principais associações do jornalismo no Brasil. Essa parceria nos ajuda a levar o programa para mais organizações, trabalhando diretamente as principais dores destes produtores de conteúdos e ajudando-os a avançar no mundo digital”, afirma Natália Mazotte, gerente de Relações com o setor de Notícias do Google.
Confira a agenda de workshops:
|
este formulário. Os detalhes sobre os workshops mensais serão publicados nos sites da Aner, ANJ e Ajor.
As inscrições do primeiro workshop, que acontecerá em março, já estão abertas e podem ser realizadas por“A iniciativa se encaixa perfeitamente a uma das principais defesas da ANJ: estimular, valorizar e reconhecer a inovação dos jornais e da indústria jornalística no Brasil, aproximando-os cada vez mais de seus públicos. Estamos convencidos de que o programa, construído a muitas mãos, dará um novo salto de qualidade para os participantes, com benefícios para todo o meio”, disse o presidente-executivo da ANJ, o jornalista Marcelo Rech.
“Esperamos que esta nova parceria com a GNI ajude a impulsionar as organizações associadas à Ajor no caminho para a sustentabilidade financeira e para a profissionalização de suas equipes. Para um ambiente informativo mais plural, é essencial que gestores do jornalismo tenham contato com noções de estratégia digital, audiência, produtos e negócios”, afirma Maia Fortes, Diretora Executiva da Ajor.
“Entendemos que lidar com métricas, dados, melhorar o rankeamento no Google, ampliar o alcance, engajamento e melhorar a audiência dos portais de notícias é essencial para os publishers. Então, participar do Programa de Aprimoramento Digital do Google tem tudo a ver com o que a Aner vem estimulando nos últimos anos: o aprimoramento das empresas e do jornalismo”, afirma a diretora-executiva da Aner, Regina Bucco.