A Google News Initiative, conjunto de esforços do Google de apoio ao jornalismo, acaba de anunciar as 40 organizações e profissionais independentes selecionados para a primeira edição do Lab de Sustentabilidade. O projeto escolheu participantes de diversas regiões do país que trabalham na cobertura de questões ambientais e divulgação científica.
Desenvolvido no Brasil, o programa visa aumentar a cobertura noticiosa da agenda sustentável do país. Para isso, o Lab de Sustentabilidade terá três meses de duração e será dividido em 7 módulos com foco em três pilares: educação, parcerias e produtos.
“Esperamos contribuir para o fortalecimento do jornalismo que cobre essa agenda por meio da capacitação de 40 profissionais e organizações. O programa abordará importantes temas, como produtos e mecanismos de monetização, visando promover a saúde e continuidade do trabalho que vem sendo feito pelos selecionados. Além disso, iremos construir e possibilitar um senso de comunidade entre os participantes, o que garantimos que será uma experiência única e muito rica para os participantes,”, afirma Henrique Matos, diretor de Parcerias de Notícias na América Latina.
Ao final do programa, os participantes estarão aptos para impulsionarem seus negócios por meio de ferramentas de análise de audiência e engajamento com o leitor, além de análise de produto e proposta de valor e monetização.
Conheça os selecionados para o Lab de Sustentabilidade:
Aupa Jornalismo de Impacto Socioambiental
Colabora – Jornalismo Sustentável
Para quem perdeu a inscrição ou não foi selecionado, será possível acessar os 7 módulos ministrados por meio do Publisher Academy. A plataforma receberá os conteúdos do Lab de Sustentabilidade simultaneamente ao andamento do programa, que tem sua data de início prevista para 10 de maio.