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Frangelico aposta em novo posicionamento de marca

O mercado brasileiro de licores apresentou uma expansão expressiva nos últimos anos. Segundo dados da Euromonitor International, o segmento cresceu 18% em volume no Brasil, entre 2020 e 2024, refletindo uma tendência global de redescoberta por bebidas com sabor marcante e perfil versátil.

Diante deste cenário promissor, e com objetivo de estar cada vez mais conectado ao público brasileiro, o Grupo Campari aposta em uma estratégia robusta de marketing para fortalecer a presença de Frangelico no país e conquistar novos consumidores. Detentora do rótulo desde 2010, a multinacional quer ampliar o alcance do produto e acelerar as vendas em diferentes canais, para aumentar market share e consolidar o licor italiano como referência dentro de seu segmento. 

Em seu novo momento, a label, conhecida por toda sua tradição e qualidade, adota uma postura mais irreverente e divertida – o mood “fun.gelico” – para impactar um público mais jovem. Esse reposicionamento é sustentado por um investimento estratégico em múltiplas frentes, especialmente em marketing, canais de venda e experiências sensoriais para os consumidores.

“Queremos conversar com pessoas de diferentes idades, criar conexões genuínas por meio de uma narrativa alegre e autêntica, que carregue a essência de todos os anos da marca, mas, ao mesmo tempo, mostre que estamos vivendo uma nova era. A ideia é criar um ‘universo fun.gelico’ para imergir o consumidor. Não é só sobre vender ou satisfazer uma necessidade do cliente, mas sim conquistar espaços, criar conexões genuínas para fidelizar o público”, destaca Vinicius Low, Diretor de Marketing do Grupo Campari no Brasil.

Para isso, Frangelico criou uma conta oficial brasileira no Instagram, especialmente para conversar com os consumidores, com o @frangelicobrasil. Isso mostra a preocupação da marca em se adaptar ao lifestyle brasileiro com um posicionamento exclusivo e uma estratégia de comunicação que ativa também marketing de influência.

No e-commerce, o foco está na ampliação do acesso ao produto. A marca teve uma participação expressiva no Prime Day, da Amazon, com preços especiais e aumento de 53% de vendas comparado ao ano passado. Já os canais on-trade — como bares, restaurantes e eventos — conectam a marca a potenciais consumidores por meio de experiências, ativações e ações ligadas à coquetelaria. O off-trade, por sua vez, ajuda a expandir a distribuição e garantir maior visibilidade no ponto de venda. Para acelerar esse processo, a marca conta com a consultoria de Bruno Siqueira, da agência Villas11, especialista em branding e trade marketing.

“Hoje, Frangelico está presente em mais de 50 mercados ao redor do mundo, sendo no Brasil desde 2007. Acompanhamos de perto, em cada um destes países que estamos presentes, as transformações do setor de destilados, especialmente no segmento de licores, e as mudanças de comportamento do público. Entendemos que este era o momento ideal para potencializar o consumo do produto no Brasil – não só pelo crescimento registrado, mas também por entender que o consumidor brasileiro cada vez mais preocupado com a qualidade, tradição, sabor e história por trás do que consome”, ressalta Low.

É justamente neste ponto que Frangelico se destaca: criada em 1978, na região do Piemonte, no norte da Itália, a bebida traz em sua essência a tradição das receitas desenvolvidas por monges locais, que utilizavam avelãs raras, do tipo Tonda Gentile, variedade conhecida como uma das melhores do mundo. Com sabor suave e marcante — combinando notas de avelã, baunilha e chocolate — o licor é ideal para consumidores que valorizam experiências sensoriais autênticas e produtos com forte identidade e qualidade.

Esse perfil de consumo impulsiona a relevância da marca dentro do Grupo Campari, que vê em Frangelico uma peça estratégica em seu portfólio no Brasil. A marca contribui diretamente para o fortalecimento da companhia no segmento premium, alinhando-se às principais tendências globais de valorização de bebidas sofisticadas.

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