É um fato que a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) mudou o cotidiano da humanidade. Os alunos de Artes do 8º ano do Ensino Fundamental do Colégio Marista Arquidiocesano, localizado em São Paulo (SP), orientados pela professora Laís Bonfietti Figueiredo, promoveram uma releitura de grandes obras de pintores famosos como Renoir, Edvard Munch, Leonardo da Vinci, Van Gogh, entre outros.
O projeto permite aos estudantes pintar ou digitalizar os quadros, contextualizando as obras para a situação da sociedade nos dias atuais, adaptada a pandemia do novo coronavírus, na qual o distanciamento, as máscaras e o álcool-gel fazem parte do dia a dia.
O resultado: Monalisa e Van Gogh, de máscara e em isolamento, O grito, de Edvard Munch e A Moça do Brinco de Pérola, de Johannes Vermeer, mascarados, As Duas Irmãs, de Renoir, de máscara e com um cesta de álcool-gel.
Em meio ao isolamento social, atualmente as aulas de Artes estão ocorrendo em ambiente on-line.
“A releitura das obras tem como objetivo desenvolver a compreensão da arte historicamente produzida, aprimorar o pensamento artístico de forma crítica, possibilitando a fruição, a imaginação, a inventividade, a sensibilidade e a reflexão dos alunos”, explica a docente Laís Bonfietti Figueiredo.