Com histórias inspiradoras, ação institucional desenvolvida pela agência Make ID fortalece imagem da marca entre o público urbano e reforça protagonismo do agricultor.
Inspirações do Agro: ação institucional desenvolvida pela agência Make ID fortalece imagem da John Deere entre o público urbano e o agricultor e reforça protagonismo do agricultor
No meio de tantos dados e interações virtuais, as conexões humanas, fundamentais para sustentar a vida, acabam passando despercebidas. É o poder dessas conexões entre o campo e a mesa que está em foco na inédita campanha “Inspirações do Agro” da John Deere, criada e desenvolvida pela agência Make ID, de Campinas (SP), que conta com ativação em supermercados. É um convite para conectar as pessoas à origem dos alimentos, mostrando que existem muitas histórias inspiradoras por trás da produção de alimentos. As interações nos pontos de vendas e veiculação em canais de comunicação interna e externa começam nesta semana e se estendem com conteúdos complementares no site www.inspiracoesdoagro.com.br.
A campanha multiplataforma “Inspirações do Agro” leva pela primeira vez a jornada dos alimentos para supermercados. A ação da John Deere, em lojas do Oba Hortifruti, em São Paulo (SP), e Zaffari Supermercados, em Porto Alegre (RS), aproxima o público urbano com as histórias inspiradoras de cultivo, dedicação e cuidado com alguns dos principais insumos da agricultura brasileira, dentre eles café, milho e açúcar. A trajetória dos alimentos é contada por produtores em vídeos curtos, divulgados nos pontos de venda de redes varejistas.
Estes vídeos embalados com uma mensagem final “Das mãos de quem produz para o Brasil que consome” estão disponíveis nos carrinhos e nas gôndolas e podem ser acessados por QR codes e tablets, além de informações em uma landing page exclusiva da campanha. Os clientes são convidados por promotores a usarem o carrinho e, em sua devolução, são presenteados com uma ecobag da John Deere.
José Francisco Barbosa, diretor de estratégia e planejamento da Make ID, lembra que a ação faz parte de um conceito-chave “Viver em conexão é inspirador”, que começou a ser difundido no início do ano, quando a agência desenvolveu um vídeo manifesto da John Deere, e que, desde então, conta com várias ações sendo trabalhadas com diversos públicos, indo além da indústria de máquinas. “Nada mais autêntico do que trazer à tona os pilares estratégicos da marca, inserindo-os de forma orgânica na rotina das pessoas. Os consumidores estão buscando a origem dos alimentos que consomem, mas ainda existe uma distância entre campo e cidade que pode ser encurtada. A ação é uma forma de aproximá-los dessa origem, mostrando que esses alimentos têm uma história, feita também por pessoas”.
Fernanda Alonso, gerente de contas da Make ID, conta que ao colocar os produtores em foco, a ação institucional demonstra também o papel da tecnologia da fabricante de máquinas. “A tecnologia das máquinas ajuda as pessoas a serem protagonistas de suas narrativas. A John Deere potencializa essas trajetórias, aprimora a vida do campo e coloca o agronegócio construído por famílias brasileiras como fontes de inspiração”.
Storytelling e mídia
Estrelada por duas mulheres e um homem, o conteúdo audiovisual é narrado por produtores de milho, açúcar e café, que evidenciam a importância da sustentabilidade, pessoas e inovação tecnológica, valores da John Deere que permeiam de forma leve e emocionante na narrativa e planejamento estratégico.
Graziela Mônaco, diretora de criação da Make ID, explica que em toda a campanha, o elemento humano é protagonista e representa um convite a se inspirar na experiência das conexões criadas com inovação e com as pessoas. “A partir dos valores da marca, a gente quer mostrar para todos os públicos quem é a John Deere e todo este potencial de tecnologia que a companhia tem para transformar o agronegócio e a vida. Então, a gente fortalece este propósito com um link emocional também”.
Ação institucional da John Deere mostra que a tecnologia das máquinas ajuda os produtores rurais a serem protagonistas de suas narrativas.
Ficha técnica
Direção de Criação: Graziela Mônaco
Criação: Felipe Silvestrin, Bruno Mella, André Rafanhin e Silvana Pocay
Atendimento: Gabriela Dolenc, Fernanda Alonso
Negócios: Patrícia Cordeiro
Planejamento: José Francisco Barbosa
Mídia: Sabrina Golchinski, Karen Ayumi
Social Media: Sérgio Silva, Nayara Monteiro
Produção: Renata Barbosa, Tarciso Moro
Aprovação cliente: John Deere – Julia Sarak, Alfredo Miguel