Reforçar o quanto é arriscado dirigir após consumir bebidas alcóolicas nunca é demais. É por isso que a Toyota do Brasil inicia uma nova campanha publicitária, chamada “Toyota Kids”, com cenas reais de crianças usando carrinhos e triciclos de brinquedo em acidentes que são pequenos, mas que se fossem adultos dirigindo um automóvel de verdade, após ingerir bebida alcóolica, o resultado seria bem diferente.
Essa associação é justamente para chamar a atenção para o fato que, de acordo com vários estudos científicos, o consumo de álcool antes ou durante a condução de um veículo pode ter efeitos significativos no reflexo, no senso de perigo e no desempenho de um motorista. Com isso, a capacidade do motorista para diversas atividades seria similar a de uma criança de 8 anos – lembrando que no Brasil a permissão para dirigir só é permitida a partir dos 18 anos, após a devida habilitação.
No filme de 30 segundos – com veiculação em canais como Youtube, Facebook e Instagram –, todas as cenas são reais e autorizadas pelos pais, um trabalho de pesquisa da equipe criativa da DAVID. Com essa comparação com as crianças, a campanha comunica como a mistura de bebida alcóolica e direção afeta o julgamento, coordenação e senso de perigo das pessoas.
Ao final, a marca reforça a mensagem que não se deve beber e dirigir, mesmo que seu automóvel seja um Toyota e tenha o Safety Sense – sistema exclusivo capaz de detectar veículos a frente em condição de risco e emitir alerta ao motorista para que ele freie a tempo de evitar um acidente.
Confira o vídeo:
FICHA TÉCNICA
Agência: DAVID
Campanha: Toyota Kids
Cliente: Toyota do Brasil
Produto: Institucional
Global CCO: Pancho Cassis
Global COO: Sylvia Panico
ECD: Edgard Gianesi, Renata Leão
Diretores de Criação: Luiz Alexandre Musa, Fabio Natan
Diretor de arte: Fabio Natan
Redator: Luiz Alexandre Musa
Edição: Breno Amorim, Leonardo Nichida
Criação de Conteúdo: Maike Maio, Laura Cassaro
Atendimento: Tom Gil, Rodrigo Kozma, Gabriela Ramos, Caroline Oliveira
Produção: Fernanda Peixoto, Ariama Pereira, Ana Beatriz Duarte
Planejamento: Carolina Silva, Daniela Altenfelder, Barbara Pires
Mídia: Marcia Mendonça, Marina Sahtler, Katherin Avancini, Andre Rocha
Data Intelligence: Mailson Dutra, Bruna MonteiroGlobal PR Director: Sandra Azedo
Aprovação do cliente: Jose Ricardo Silva, Fabio Lage, Silvia Yamane, Natalia Baptista, Juliana Ghiselini
Pesquisa e Licenciamento de Imagens: TLA Produções Artísticas
Produtora de áudio: QUIET CITY MUSIC+SOUND
Produção de música: Chris Jordao, Darren Solomon
Mix e sound design: Ian Sierra, Andre Melges, Pedro Moura
Produção executiva: Xanna D’aguiar, Karina Vadasz, Ivis Silva