O Duolingo – app educacional #1 do mundo-, conhecido por levar o seu mascote atrás dos alunos em todos os lugares e momentos inusitados para cobrar as lições de maneira divertida, dessa vez viajou até a região Norte do Brasil! Afinal, o importante é garantir que as ofensivas (dias consecutivos de lições) estejam em dia em todo o país e que mais pessoas tenham acesso a elas de forma gratuita.
Com a chegada da COP 30 neste ano, que acontecerá em Belém, a região está em destaque, e fica ainda mais evidente a necessidade do aprendizado de idiomas, especialmente do inglês, que será muito importante para as oportunidades de trabalho na região. O Duolingo acredita que a educação é como uma ferramenta de transformação social, garantindo oportunidades globais, desenvolvimento humano e cultural.
Para mostrar que não há limites para o que a corujinha verde faz para levar educação de qualidade pelo mundo afora, o Duo passará pelos principais pontos turísticos de Belém e viverá uma verdadeira imersão na cultura paraense, além de também passar pelo Acre. Desde nadar com búfalos, visitar o Ver-o-Peso, tomar tacacá e mostrar que tem definitivamente o gingado dançando o carimbó, a coruja levará seu bom humor para a região, ainda muito pouco explorada pelas campanhas publicitárias e pelas marcas.
Atingindo o marco de 70 milhões de downloads no Brasil, o Duolingo tem como objetivo, por meio dessa campanha, expandir ainda mais o seu alcance, incluindo áreas onde a educação ainda enfrenta desafios de acesso. A presença no Norte do Brasil reflete o compromisso da marca em democratizar o ensino de idiomas, levando ferramentas gratuitas, acessíveis e adaptadas à realidade de diferentes usuários, fora do eixo do Sudeste.
Segundo dados do Duolingo, quase metade dos estudantes do Norte procuram aprender o inglês, seguido por espanhol e francês, e as maiores motivações são a família e o aprimoramento da educação. Viagem e trabalho também foram citados como motivos para se aprender um idioma na região.
Para se conectar com os usuários, a campanha, assinada pela Jotacom – agência full-service da FSB Holding, foi pensada especialmente para gerar esse amor pela marca e que os alunos da região se sentissem representados. Com diversos elementos da cultura local, como memes, brincadeiras, danças típicas e folclore e ativações presenciais em pontos turísticos no Pará e no Acre, o Duo irá mostrar que é um ótimo parceiro nessa jornada de aprendizado.
E para potencializar o alcance nas redes sociais, influenciadores da região Norte e criadores de conteúdo foram convidados para participar da campanha. A cantora paraense Zaynara e a artista Leona, ícones locais, e a influenciadora Samanta Alves, conhecida pelos vídeos divertidos de entrevistas, são alguns dos nomes que integram a ação e que irão ajudar a contar a narrativa da visita do Duo.
Além disso, o Duolingo estará presente como patrocinador na tradicional festa do Crocodilo, ícone paraense, que reúne milhares de pessoas nas ruas de Belém em uma celebração marcada por música, dança e alegria. Durante o evento, o Duo vai cair no ritmo das baterias, interagir com o público e unir o aprendizado de idiomas à energia contagiante da festa.
“O Brasil é enorme e diverso, e sabemos que o foco não pode estar concentrado apenas nos grandes centros. O Duolingo não mede esforços para levar a educação de qualidade, visando atingir o maior número de alunos possível. Ao chegar à região Norte, queremos mostrar que todos, independentemente de onde vivem, têm acesso a uma ferramenta divertida, gratuita e eficaz para aprender um novo idioma, e para isso, criamos ações que fomentam a conexão cultural entre o Duo e essa região tão culturalmente rica.”, afirma Analigia Martins, diretora de marketing do Duolingo no Brasil.
“A região Norte é conhecida mundialmente pela sua riqueza cultural e pela sua biodiversidade. Porém, ainda não recebe tantos olhares das marcas do eixo Sul-Sudeste. Com a COP30 chegando, transformamos nossa coruja em parte da fauna, levando educação gratuita para todos os cantos do Brasil e mergulhando nos ícones da cultura local como o boto, o geladão, o carimbó e muito mais”, comenta a diretora-assistente de criação Isabel Cassab, da Jotacom.
A campanha acontecerá durante os meses de agosto e setembro nas redes sociais do Duolingo Brasil.
#DuoNoNorte #DuolingoBrasil
