sexta-feira, julho 4, 2025
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercado DigitalD'OM desenvolve comunicação para o Sistema Campo Limpo

D’OM desenvolve comunicação para o Sistema Campo Limpo

Há mais de duas décadas, o Sistema Campo Limpo transformou a forma como o agronegócio brasileiro lida com a destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas. O que começou como um desafio ambiental e regulatório se tornou referência mundial em logística reversa, com resultados expressivos: mais de 800 mil toneladas de embalagens corretamente destinadas, a participação de mais de 1,8 milhão de propriedades rurais, 400 unidades de recebimento e 10 recicladoras atuando em todo o país. Entre 2002 e 2023, o programa evitou a emissão de 1,05 milhão de toneladas de CO₂ equivalente, comprovando seu impacto ambiental positivo e duradouro.

Agora, em uma nova fase, o Sistema Campo Limpo lança seu novo posicionamento institucional: “Por Um Destino Melhor”. Criado pela Touch Branding, o conceito reforça que todos os envolvidos – agricultores, indústria, recicladores, cooperativas e a sociedade – são beneficiados por essa grande engrenagem colaborativa que movimenta o agro e protege o meio ambiente.

“A Touch identificou o insight de que quanto mais os diversos elos se sentirem responsáveis compartilhados pelo sistema, maior é o pertencimento e maior ainda é o impacto, tanto o ambiental, quanto o impacto específico para cada um deles. Estão todos mobilizados por um destino melhor, no sentido da destinação das embalagens, do destino de cada participante da cadeia e do destino da sociedade como um todo. A partir de “Por um destino melhor”, novo posicionamento do Sistema Campo Limpo, a Touch também desenvolveu a nova identidade visual e as definições de mensagens-chave por público de interesse”, explica Ricardo Sapiro, sócio proprietário da Touch Branding.

Em parceria com a LVBA Comunicação, agência responsável pelo planejamento estratégico, pelas ações de imprensa e pela gestão das mídias sociais do Sistema Campo Limpo, a D’OM Soluções Improváveis foi escolhida para desenvolver as peças da campanha 100% digital. O objetivo é destacar o papel fundamental de cada elo da cadeia no sucesso do programa, valorizando o protagonismo coletivo que sustenta o Sistema Campo Limpo.

“Engajar e despertar o orgulho de todos os elos participantes deste Sistema é o grande objetivo desta campanha” comenta Marilene Iamauti, gerente de sustentabilidade do inpEV, entidade que representa a indústria fabricante no Sistema Campo Limpo.

Segundo Filipe Cuvero, CCO da agência D’OM, a campanha tem um toque humano fundamental. “Cada agricultor, cada trabalhador rural que lava as embalagens, cada responsável pelo recebimento e separação do material, cada colaborador das recicladoras – todos são astros de nossa campanha. Porque é com o trabalho e dedicação de cada um deles que existe o Sistema. Por isso, nosso tema está centrado na primeira pessoa: EU CUIDO, EU SOU O SISTEMA CAMPO LIMPO.” comenta Cuvero.

A campanha começou em maio no YouTube e redes sociais do Sistema Campo Limpo e abrange várias peças e ações de campo durante os próximos meses.

Eu sou o Sistema Campo Limpo!

FICHA TÉCNICA

TÍTULO: Eu sou o Sistema Campo Limpo.

Agência: D’OM Soluções Improváveis

CEO e sócio-fundador: Mario D’Andrea

CCO e sócio-fundador: Filipe Cuvero

Criação: Filipe Cuvero, Mario D’Andrea, Elena Ferreira, Matheus “Gagau” Reckziegel

Atendimento: Claudia Menezes e Bianca Tamar

RTV: Bianca Mascarenhas e Michele Franco

Artigos relacionados

Novidades