Assim como a música e poesia de Vinícius de Moraes fazem parte da rica identidade cultural brasileira, o café também está inserido na essência do Brasil, fazendo parte da vida e do dia a dia de seu povo. Afinal, não há como compreender a alma brasileira sem passar pela obra do “poetinha” ou pelo sabor dos melhores cafés produzidos em seu solo. Por isso, Orfeu, marca brasileira de cafés especiais, está lançando um microlote exclusivo em homenagem a Vinícius de Moraes, uma edição super limitada e de sabor extraordinário, inspirada no autor de “Soneto da Fidelidade”, um dos poemas mais conhecidos da língua portuguesa.
E foi trazendo este poema que a CP+B Brasil criou a campanha de lançamento do produto que já está no ar em portais de notícias e redes sociais. Merece destaque o filme de 90 segundos, que mostra os conhecidos versos sendo declamados no sotaque característico do homem do campo, enquanto as cenas detalham o cuidado dos trabalhadores na colheita e no preparo dos grãos que constituem o microlote de Orfeu. Em seus segundos finais, o vídeo exibe as elegantes caixas e sachês dos produtos, que trazem em suas embalagens versos e frases de Vinícius de Moraes, escolhidos pelas filhas do poeta para estampar o lançamento. Alinhada à campanha promovida pela CP+B, Orfeu também reuniu um squad selecionado de influenciadores do universo da cultura para gerar ainda mais visibilidade ao lançamento. Nas últimas semanas, os cantores Silva e Francisco Gil e a influenciadora e autora Ryane Leão já compartilharam em suas redes sociais suas experiências com o produto.
Esta é a primeira campanha publicitária criada pela CP+B para Orfeu Cafés Especiais, cliente que chegou ao seu portfólio em 2021. A marca surgiu no mercado de Cafés Especiais em 2005, cultivando grãos de qualidade selecionados na Fazenda Sertãozinho, no sul de Minas Gerais, região com tradição de mais de 67 anos em lavouras de café. Hoje ela possui outras duas fazendas, em Poços de Caldas (MG) e em São Sebastião da Grama (SP), de onde são os grãos que integram o microlote Vinícius de Moraes.
“Para nós essa homenagem a Vinícius de Moraes traz uma conexão que vai além da união de representações culturais. É uma verdadeira revelação da brasilidade. Nossa parceria com a CP+B teve início com um grande desafio, de comunicar este lançamento de forma estratégica, trazendo a força de todo o conceito por trás do produto, e não poderíamos estar mais felizes com o resultado final das peças de campanha”, comentou Fabio Gianetti, Head de Marketing da Orfeu Cafés.
“A parceria com Orfeu Cafés Especiais nos colocou frente ao grande desafio de trabalhar com o posicionamento de um produto tão especial e com uma marca muito cuidadosa, preocupada e detalhista em tudo o que faz.”, afirma Wilson Negrini, Head de Desenvolvimento de Negócios da CP+B. “Não é todo dia que uma agência tem a oportunidade de criar uma campanha para um produto que homenageia Vinícius de Moraes”.
Desde 2017, Orfeu lança anualmente ao menos um microlote e este é o primeiro com sabor que remete à cultura, história e brasilidade. O lançamento em homenagem a Vinícius de Moraes teve um tempero a mais: seu desenvolvimento contou com uma curadoria na fazenda para encontrar um blend com características sensoriais inspiradas na personalidade do poeta, ou seja, doce e fácil, mas ao mesmo tempo brilhante e diferenciado.
Sustentabilidade e Respeito
As fazendas do Orfeu Cafés Especiais possuem a certificação internacional UTZ, com práticas agrícolas adequadas para a produção de café e para o bem-estar dos trabalhadores, incluindo o acesso à saúde e educação. Ela assegura a produção responsável e agricultura sustentável, com monitoramento e gerência de processos e negócios de forma eficiente e efetiva, instrução e treinamento dos funcionários e rastreabilidade do café na fazenda.
As fazendas também possuem o selo Ecocert, uma das maiores empresas locais certificadoras de produtos orgânicos no mundo.
Sustentabilidade e Respeito
As fazendas do Orfeu Cafés Especiais possuem a certificação internacional UTZ, com práticas agrícolas adequadas para a produção de café e para o bem-estar dos trabalhadores, incluindo o acesso à saúde e educação. Ela assegura a produção responsável e agricultura sustentável, com monitoramento e gerência de processos e negócios de forma eficiente e efetiva, instrução e treinamento dos funcionários e rastreabilidade do café na fazenda.
As fazendas também possuem o selo Ecocert, uma das maiores empresas locais certificadoras de produtos orgânicos no mundo.
Ficha Técnica
Agência: CP+B – CRISPIN PORTER & BOGUSKY BRASIL
Cliente: Orfeu Cafés Especiais
Produto: Microlote 2021 – Vinícius de Moraes
CCO: André Kassu e Marcos Medeiros
Direção de Criação: Thiago Lins
Criação: Lucas Borba, Rafael Guth e Breno Ferreira
RTVC: Ana Paula Casagrande, Moema Porro, Larissa Sarkis, Roberta Acerbi e Julia Oliveira
Planejamento: Rafael Lavor, Luísa Lancellotti e Gabriela Rodrigues
Atendimento: Wilson Negrini, Guilherme Cotarelli, Isabella Misko e João Carceles
Projetos: Júlia Nassif e Richard Reis
Mídia: Rodrigo Medeiros, Andrea Ferreira, Vitor Botelho e Anderson Oliveira
Conteúdo: Marcela Calura, José Diniz, Harumy Yamaguchi e Natália Soares.
Fotógrafo: Gabriel Barrera
Produtora de Filmes: Pancs
Produtora Executiva: Marcia Branco
Direção: Silvio Medeiros
Coordenação de Produção: Danielle de Oliveira
Assistente de Direção: Claudia Carvalho e Flávia Ventura
Diretor de Fotografia: Silvio Medeiros
Diretor de Produção: Alê Pierro
Coordenação de Pós-produção: Letícia Leandro
Montagem: Sílvio Medeiros
Finalização: Sílvio Medeiros
Título: Soneto de Fidelidade
Autor: Vinícius de Moraes
Copyright: Universal Music Publishing Group
Produtora de Som: Canja Audio Culture
Direção de Som: Lucas Sfair, Eduardo Karas, Filipe Resende
Direção de Voz: Bruno Vieira
Locução: Mozar Ornelas
Sound Design: Léo Lima e Pedro Souza
Atendimento: Guga Costa
Coordenação de Projetos: Matheus Peres, Ana Flor e Flavia Medeiros
Aprovação Cliente: Ricardo Madureira, Fábio Gianetti e Murilo Santos