Os consumidores estão mais propensos a interagir com marcas já conhecidas. É o que aponta uma pesquisa sobre marketing digital realizada pela iProspect com 4.500 consumidores de oito Países (Brasil, EUA, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Holanda e Austrália) que mostrou a percepção das pessoas em relação à personalização de mensagens, canais mais apropriados para impactar os clientes, e como as marcas devem se comportar na tentativa de se aproximar dos consumidores.
Segundo a pesquisa, 73% dos consumidores ouvidos estão menos propensos a clicar em um anúncio de uma marca que não conhecem, ou seja, preferem clicar em um anúncio personalizado de uma marca que já conhecem. No cenário brasileiro, no entanto, esse índice é menor, 39% estão menos propensos a clicar em um anúncio de uma marca que não conhecem.
Os três canais preferidos para receber essas ações são websites (38%), e-mail (38%) e Facebook (30%). Em geral, a personalização é mais aceitável para os consumidores das categorias de lazer e lifestyle. Quando perguntado sobre quais categorias os consumidores gostariam de receber mais mensagens personalizadas, vestuário é destaque com 41%, seguido de alimentação (38%), viagem (37%), e saúde e beleza (26%).
Já o consumidor brasileiro prefere receber campanhas de marketing personalizadas com informações a respeito de promoção de preços (33,6%), informações mais detalhadas sobre o produto (21,01%) e ofertas em tempo real (19,22%). O e-mail é a forma de comunicação mais efetiva (22,33%), seguido por páginas de Website (21,54%) e Newsfeeds no Facebook (20,55%). O brasileiro também prefere receber campanhas personalizadas relacionadas a vestuário (20,36%), viagens (19,91%) e comida/compras de supermercado (18,11%).
Para Gustavo Macedo, Content & Creative Director da iProspect, entender como os consumidores se relacionam com produtos, serviços, marcas e como eles fazem suas escolhas pode fazer toda a diferença para atingir os objetivos de negócio das empresas. “Entender o que o consumidor precisa – seus verdadeiros desejos e necessidades-, é fundamental para traçar uma estratégia eficiente de envio de campanhas personalizadas. Contudo, é preciso pensar em diferentes níveis de personalização, de acordo com a demografia, faixa etária, condições econômicas e estilo de vida de cada um”, afirma o executivo.