Você talvez não tenha ouvido ainda falar desta sigla, DPO ou Data Protection Officer, mas o fato é que daqui por diante vai ouvir e muito. Desde a aprovação da nova Lei de Proteção Geral de Dados (LGPD – em agosto de 2018), as agências que lidam com dados precisarão contratar uma pessoa para cuidar desta área. A Marketdata, empresa de data-driven marketing do Grupo WPP, está sendo uma das pioneiras no tema e acaba de contratar Claudinei Vieira, ex-diretor de CyberSecurity, Privacidade e Compliance da PwC Brasil.
A Marketdata trabalha com marketing orientado a dados, ou seja, CRM, Business Intelligence, Business Analytics e Inteligência Artificial para gerar resultados de engajamento e vendas para grandes marcas. Entre os desafios do novo DPO está a organização dos dados e do inventário dos clientes, entendimento e qualificação do que é ou não dado sensível, revisão das políticas de privacidade da empresa e análise crítica das campanhas para que possa ser sempre validado o consentimento para o uso dos dados por parte dos usuários.
“Temos que lembrar que não há problema algum no mercado em usar dados de clientes para campanhas, mas é importante ter um consentimento explícito de todos os clientes no marketing orientado a dados. O maior desafio para o marketing das empresas será a implementação do direito de esquecimento. No entanto, o legítimo interesse a longo prazo deve gerar mais engajamento e resultados maiores com menor investimento em cada campanha”, afirma Claudinei Vieira, DPO da Marketdata.
Antes de entrar na Marketdata, Claudinei Vieira atuou no contexto de riscos de segurança da informação, privacidade de dados, riscos regulatórios (Sox 404) e riscos de negócio (prevenção a perdas e fraudes). Atuou por 16 anos na PwC onde era responsável por liderança de equipes e de projetos de implementação de grandes programas de compliance.