Há 90 anos, a Perdigão faz parte da mesa dos brasileiros, construindo uma história marcada por sabor, qualidade e inovação. Foi com esse espírito pioneiro que, há 45 anos, a marca revolucionou as ceias de Natal com a criação do Chester® Perdigão, ave que se tornou símbolo das celebrações e líder absoluta da categoria¹. E para celebrar, a marca apresenta novos recursos exclusivos para o seu Chatbot, desenvolvidos para tornar os preparativos das festas de fim de ano ainda mais especiais. A novidade convida os consumidores a vivenciarem uma jornada completa para planejar as festas, preparar o cardápio e criar interações memoráveis, alinhadas à campanha que resgata décadas de tradição com o Chester® Perdigão como ícone do período.
O projeto, realizado pela marca em parceria entre Marketdata&Match e DTI (ambas do grupo WPP), destaca o pioneirismos de Perdigão para a indústria de alimentos. Utilizando o WPP FLOW como plataforma exclusiva, a ação aplica Inteligência Artificial Generativa no Whatsapp para transformar a interação da marca, entregando uma experiência personalizada e que reforça a conexão com os consumidores de forma genuína.
A grande novidade do Chatbot Perdigão é a experiência Memória de Natal, que permite criar vídeos personalizados e únicos para registrar momentos das celebrações. Com esse recurso, os usuários podem transformar suas fotos em animações no estilo biscuit. Para personalizar o vídeo, basta enviar uma imagem e escolher a década que servirá de ambientação, podendo selecionar desde os anos 80 até os dias atuais, homenageando também os anos de história do Chester® Perdigão. Além disso, é possível adicionar uma trilha sonora característica do período escolhido, enriquecendo ainda mais a produção. O resultado é apresentado dentro de um globo de Natal no icônico formato de coração da marca.
Outro destaque entre as funcionalidades é o Cartão de Natal, que transforma fotos enviadas pelos usuários em cartões personalizados que podem ser utilizados como convites para as festas ou mensagens de votos para as celebrações, combinando praticidade e conexão emocional. Encerrando a experiência, a Retrospectiva 2025, permite aos consumidores criarem vídeos no estilo Reels, usando imagens enviadas para relembrar momentos especiais das festas.
“A Perdigão constrói uma história de confiança e inovação, sempre presente nos momentos mais importantes da vida dos brasileiros. Ao longo dessas nove décadas, evoluímos sem abrir mão do que nos torna únicos: qualidade, sabor e conexão emocional. Neste Natal, celebramos 45 anos de Chester® Perdigão com uma iniciativa que une tradição e tecnologia, oferecendo experiências imersivas que reforçam nosso compromisso de estar cada vez mais próximos dos consumidores. Mais do que uma ferramenta, o chatbot é um convite para viver e compartilhar o verdadeiro sabor do Natal”, afirma Aline Alexandrino, gerente executiva de Marketing da Perdigão.
E para além das experiências de conexão, o Chatbot expande seu papel com um recurso inovador que facilita a escolha do cardápio das festas. Baseada em Inteligência Artificial Generativa, a tecnologia permite que o usuário envie uma foto, um áudio ou uma mensagem com os itens que possui na geladeira e, a partir disso, o bot identifica os ingredientes e sugere receitas personalizadas. Essa ferramenta também auxilia no pós-ceia, com receitas que reaproveitam alimentos não consumidos. Neste cenário, segundo pesquisa proprietária do time de Consumer Hub da MBRF², 8 em cada 10 brasileiros utilizam alimentos da ceia para o almoço do dia 25 de dezembro, promovendo sustentabilidade e evitando desperdícios.
