As Olimpíadas de Tóquio 2020 começam oficialmente apenas no próximo dia 23 de julho, mas o seu impacto no segmento publicitário já pode ser sentido. Levantamento inédito da DynAdmic, hub de vídeo digital referência em estratégias de segmentação e branding, registrou um crescimento de 60% em campanhas com sport sync (que utiliza tecnologia proprietária de análise de áudio para sincronizar as campanhas on-line e offline de acordo com assuntos relacionados a esportes) no comparativo entre o ano de 2020 e a primeira metade de 2021.
Além dos Jogos Olímpicos, Champions League e Copa América foram as competições esportivas que registraram maior crescimento com anúncios, especialmente de empresas de Alimentos, Moda e Beleza e do setor automobilístico. “Assim como outros setores, o mercado publicitário sofreu o impacto da pandemia. Nesse sentido, os eventos esportivos com transmissão on-line se tornaram um dos principais meios para as marcas manterem contato com o público, em isolamento social, sobretudo por meio das redes sociais”, analisa Valérie Behr, country manager da DynAdmic para o Brasil. “A partir deste contexto, os anunciantes reforçaram o uso de ferramentas inovadoras, como inteligência artificial e mídia programática, para atingir seu público e estimular as vendas”, complementa.
Ainda segundo a executiva, no que se refere aos Jogos Olímpicos, as tecnologias que possibilitam a sincronização entre conteúdos offline e on-line serão fundamentais para conciliar a diferença de fuso horário entre Japão e América Latina, por exemplo. Neste contexto, ela ressalta que realizar o monitoramento de TV e rádio para localizar palavras-chave relacionadas às competições é uma excelente estratégia para otimizar as campanhas de ativação de marca e algo que certamente será bastante utilizado pelas empresas anunciantes.