O Outubro Rosa do Instituto Avon deste ano terá o objetivo de trazer luz à compreensão dos fatores de risco, sinais e sintomas que influenciam o desenvolvimento do câncer de mama. Com o slogan “Se toque. Se cuide. Se conheça. Se conecte”, o braço social da Avon reforça a importância das mulheres estarem atentas à saúde das mamas e, ao mesmo tempo, receberem informações confiáveis e de qualidade que façam com que elas busquem fazer seus exames de rotina, aprendam a reconhecer as mudanças em seus corpos e entender seus direitos como pacientes e/ou familiares.
“No ano em que completamos 20 anos de atuação na causa da atenção ao câncer de mama, queremos trazer ainda mais visibilidade para a detecção precoce e reforçar mais uma vez quais são os sinais e sintomas, como reduzir os riscos da doença e quais os direitos de cada mulher. Por isso, nossa campanha destaca quatro pilares essenciais para atuarmos na detecção precoce da doença: o primeiro, o ‘Se toque’ é um alerta para autorreflexão, para que a mulher saiba que o câncer de mama é algo real e que não pode ser ignorado. O segundo, o ‘Se cuide’ é para reforçar a existência das leis que podem e devem auxiliar as mulheres durante esse momento tão difícil. O terceiro, o ‘Se conheça’ é para que as mulheres tenham ciência da importância de saber seu histórico familiar, reparar nas mudanças que acontecem em seu corpo, saber os fatores de risco, sinais e simtomas da doença e lembrar de sempre realizar os exames de rotina. Por fim, mas não menos importante, o quarto, o ‘Se conecte’ é para destacar a relevância das redes de apoio, como família e amigos”, afirma Daniela Grelin, diretora executiva do Instituto Avon.
Idealizada pela Agência Cause, a campanha conta com ativações digitais informativas sobre o tema, o lançamento de um jingle especial, além de muita informação sobre o assunto disponíveis no site ou em materiais como o Guia de Bolso do Câncer de Mama, disponível para leitura aqui. Além dos consumidores, a campanha será veiculada para mais de duas milhões de Consultoras de Beleza Avon e Natura por meio de ações de comunicação interna, assim como inserções do tema na pauta das reuniões de liderança e gerenciais, além de reuniões com a força de vendas.
“A Cause é uma consultoria estratégica que, há 10 anos, apoia marcas e organizações a se conectarem com as demandas do nosso tempo. Ao longo desses anos, atuamos com diversas causas, incluindo a necessidade de mobilização para os desafios no tratamento do câncer no Brasil. Apoiar o Instituto Avon com a Campanha Outubro Rosa de 2023 foi a oportunidade de colocar em prática muito do que acreditamos por aqui.” Conta Renata Barbosa, Diretora de Estratégia da Cause.
Além disso, para alcançar cada vez mais pessoas, o Instituto Avon também lançará o seu novo guia de bolso “Jornada das Mamas”, um material dedicado à jornada da mulher diagnosticada com câncer de mama. Por meio dele, mulheres poderão ter acesso a informações básicas como sintomas, direitos das pacientes, onde buscar orientação e dicas de como se manter saudável.
“É essencial reforçarmos a importância da detecção precoce do câncer de mama, afinal, ela salva vidas. Para isso, precisamos que as informações corretas estejam disponíveis de forma prática, didática e de fácil acesso. O novo guia de bolso “Jornada das Mamas” é um meio de facilitarmos o acesso a essas informações e auxiliá-las durante essa jornada”, conclui Daniela Grelin.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se 74 mil novos casos de câncer de mama no Brasil, entre os anos de 2023, 2024 e 2025. Quando descoberta em estágio inicial, a doença tem mais de 95% de chances de cura.
Confira o vídeo:
Ficha Técnica da campanha:
Agência: Cause
Estratégia: Mônica Gregori e Renata Barbosa
Direção Criativa: Fernanda Assis
Design Gráfico: Maíra Martines
Conteúdo: Maurilo Andreas
Jingle: Maurilo Andreas
Negócios: Renata Coutinho
Produtora Áudio: Mister Som
Produtora Vídeo: Shoyu
Digital: Amanda Fróes
Cliente e aprovações: Viviane Peppe, Daniela Grelin, Mariana Lorencinho, Giuliana Borges, Suzana Ferreira, Rafaela Costa, Fabricio Auricchio
Mídia: Wunderman Thompson