sexta-feira, dezembro 5, 2025
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercado DigitalCampanha conscientiza sobre tumores cerebrais

Campanha conscientiza sobre tumores cerebrais

Nesta terça-feira, 16 de setembro, será lançada no Brasil a campanha de conscientização “Isso é um Glioma”, movimento que busca aumentar o conhecimento da população sobre esse tipo raro de tumor cerebral. A iniciativa será apresentada ao público durante o 12º Congresso Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC), evento que reunirá pacientes, oncologistas, profissionais da área e entidades de saúde em São Paulo.

A campanha combina informações médicas e científicas com histórias reais de pacientes, além de médicos e influenciadores que ajudam a trazer mais visibilidade para os desafios enfrentados por quem recebe esse diagnóstico. A iniciativa é da farmacêutica francesa Servier, atuante no Brasil e presente em cerca de 140 países. Junto ao olhar criativo do fotógrafo brasileiro Thiago Santos, o movimento #PelaNossaCabeça usará as redes sociais para destacar que o glioma não escolhe idade, gênero ou classe social. Os influenciadores digitais Aurélio Alfieri, Beto Lima, Dimas Mourão, Shirley Hilgert e Van Palazzi são alguns dos rostos – e cabeças – que ilustram a campanha. De 16 a 18 de setembro, o público presente no Congresso TJCC também terá a oportunidade de participar da campanha e ser fotografado por Thiago Santos.

O médico oncologista Dr. Fernando Maluf é embaixador do projeto e defende a importância da conscientização. “A campanha é extremamente importante porque, diferente de outros, este é um tumor pouco conhecido e há carência de informações sobre ele. O glioma é o tumor mais comum do cérebro, que afeta pessoas jovens, e os tratamentos vêm evoluindo de modo muito importante. As técnicas cirúrgicas melhoraram, a radioterapia e, mais recentemente, novas medicações que procuram atacar o tumor por mecanismos pelos quais eles crescem vêm sendo desenvolvidas com resultados extremamente importantes”, afirma.

Para além das redes sociais, a campanha se expande ainda para um site com informações médicas de fácil acesso para a população. “As pessoas não sabem o que é glioma e acabam pesquisando muito na internet, o que pode trazer informações que assustam e, na maioria das vezes, não correspondem à realidade daquele caso”, comenta Dr. Marcos Maldaun, neurocirurgião oncológico do Hospital Sírio-Libanês e professor pós-graduado em neuro-oncologia. A página [https://issoeumglioma.com.br/] tem como objetivo reunir informações de qualidade e ajudar o paciente e sua família a navegar na jornada de tratamento do glioma.

O site também conta com vídeo-depoimentos de médicos e pacientes. No coração da campanha estão duas histórias de como a descoberta do glioma transformou suas vidas: Flávio Agapito e Gustavo Gaiote, ambos de 46 anos. Seus relatos partem de um ponto comum – o choque inicial do diagnóstico e a cirurgia – e exploram as trajetórias individuais de superação e tratamento.

“Tive uma paralisia do lado direito do corpo e fui para o hospital. Lá, fui diagnosticado com um tumor do tamanho de uma pera”, compartilha Flávio. “Sabia que o primeiro passo era operar e retirar o glioma. Lembro de ter sido levado para a sala de cirurgia com uma luz branca e só conseguia pensar no meu filho”, ele relembra, se referindo ao filho Bernardo, hoje com 10 anos.

“Hoje, dois anos após a cirurgia e um ano depois de finalizar a quimioterapia, eu me sinto bem. Vida normal, brinco com meu filho, saio com a minha esposa. A parte engraçada é que às vezes eu esqueço algumas coisas, confundo palavras”, comenta.

Diferente de Flávio, Gustavo foi diagnosticado em 2012, aos 34 anos. Recém-casado e planejando ter filhos, ele foi surpreendido com o diagnóstico do glioma após apresentar falhas na fala e na leitura. Gustavo sempre manteve o otimismo, e a cirurgia e o tratamento foram bem-sucedidos e ele realizou o sonho de se tornar pai de Samuel, atualmente com 7 anos. Hoje, Gustavo faz o acompanhamento com seus médicos para garantir sua qualidade de vida: “Meu sonho é ver meu filho crescer, ver os filhos dele e viver ainda por muito tempo”, declara emocionado.

Na parte médica, Dra. Camilla Yamada, líder da neuro-oncologia da BP a Beneficência Portuguesa de São Paulo e médica que acompanha Flávio, e o Dr. Marcos Maldaun, neurocirurgião oncológico que operou Gustavo, explicam de forma acessível o que são os gliomas, seus sintomas e os avanços no tratamento. Essa colaboração entre pacientes e médicos não só traz um olhar técnico e confiável, mas também reforça o elo de confiança e cuidado que é essencial no enfrentamento da doença.

“Tivemos o privilégio de contar com a generosidade de pacientes e profissionais de saúde, que compartilharam vivências potentes e que certamente vão inspirar outras pessoas na busca por um diagnóstico mais preciso e pelas melhores opções de tratamento. E com o olhar apurado do fotógrafo Thiago Santos, conseguimos traduzir visualmente a delicadeza e a força desse tema tão importante, promovendo uma reflexão necessária”, conta Alexander Lopes, Diretor de Criação & Conteúdo da InPress Porter Novelli, agência responsável pela campanha.

O glioma é um tipo de tumor que se desenvolve em qualquer parte do sistema nervoso central, mais frequentemente no cérebro que se origina das células gliais que circundam as células nervosas1, 2, 3. A classificação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2021 inclui apenas 3 categorias de gliomas difusos do tipo adulto: astrocitomas, oligodendrogliomas e os glioblastomas. Esses gliomas difusos são os tumores malignos primários mais comuns no cérebro dos adultos 2,3.

Eles podem variar de baixo grau (crescimento lento) a alto grau (agressivos), causando uma série de sintomas diferentes. Por isso é fundamental ter informação molecular deste tumor para auxiliar no diagnóstico e tratamento dos pacientes.

Depois de identificado, o tratamento começa com a cirurgia, tentando remover o máximo possível. Isso vai depender do tamanho e da localização do tumor. A depender do resultado da análise do tumor retirado e do quanto foi possível ressecar na cirurgia, avalia-se a necessidade de tratamento complementar, que pode incluir sessões de radioterapia, quimioterapia e terapia alvo 4,5.

FICHA TÉCNICA

Aprovadores Marketing: Kelly Paiva, Liza Guerreiro, Muriel Carvalho, Thaysa Fonseca, Ingrid Alves, Clara Freire, Vitória Maia

Aprovadores Comunicação: Amanda Barbosa

Aprovadores Área Médica: Fernanda Salek, Luciana Mardegan
Agência: InPress Porter Novelli

Anunciante: Laboratório Servier

Produto: Disease Awareness Campaign – Institucional

Título: Isso é um Glioma

Diretores de Criação: Alexander Lopes e Pedro Henrique Gozzo

Ideia original: Marcos Morais, Mateus Machado e Pedro Henrique Gozzo

Criação: Marcos Morais, Mateus Machado e Wellington Ferreira

Conteúdo: Mateus Machado e Ronaldo Mendes

Head de Produção: Vavá Zamboni

Gerente de Mídia: Yuri Cesarotto

Planejador de Mídia: João Paulo De Bona

Analista de Mídia: Mayara Rodrigues
Diretor de influência: Marcelo Cia
Consultora de influência: Juliana Cruz

Atendimento: Patricia Odenbreit, Mariana Sant’Anna, Jessie Costa

Produtora do Filme: In Studio

Produção Executiva: Amanda Marques

Line Producer: Cintia Vitty

Beauty: Greice Rincon
Stylist: Paula Zoboli

Coordenação de Pós: Terracine Producoes

Montador e Finalização: Bruno Moraes

Foto Still: Thiago Santos

Assistente de fotografia Still: Rodrigo Oliveira

 

Referências:

  1. LOUIS, David N. et al. The 2021 WHO classification of tumors of the central nervous system: a summary. Neuro-oncology, v. 23, n. 8, p. 1231-1251, 2021
  2. WELLER, M. et al. Glioma. Nature Reviews Disease Primers, v. 10, n. 1, p. 33, 2024.
  3. MAYO CLINIC. Glioma: Symptoms and Causes, Mayo Clinic, 19 dec. 2024. Disponível em: Link. Acesso em: 02 jan. 2025.
  4. DUFFAU, H.; TAILLANDIER, L. New concepts in the management of diffuse low-grade glioma: proposal of a multistage and individualized therapeutic approach. Neuro-oncology, v. 17, n. 3, p. 332-342, 2015.
  5. WELLER, M et al EANO guidelines on the diagnosis and treatment of diffuse gliomas of adulthood, Nature Reviews, v 18, p 170-186, 2021
Artigos relacionados

Novidades