O banco BV, um dos maiores bancos do Brasil, lançará um marketplace automotivo que reúne soluções avançadas para lojistas, como estoque e leads ilimitados e uma interface simplificada. A plataforma NaPista se transforma num portal inteligente que, por meio de uma linguagem natural nos mecanismos de buscas, identifica os modelos e marcas de veículos mais apropriados para o cliente. Além de estar disponível para as empresas, o NaPista poderá ser acessado pelos consumidores finais, que podem usá-lo como um buscador altamente eficaz.
Na versão exclusiva para lojistas, o pacote único de estoque e leads ilimitados representa um avanço frente à concorrência, uma vez que os profissionais podem publicar na plataforma a quantidade de veículos que desejam no mês, mantendo um custo fixo mensal sem a cobrança variável por volume enviados. A interface, mais intuitiva e transparente, é uma vantagem competitiva que proporciona flexibilidade para o cliente. Por sua vez, a oferta de repasse é uma adição estratégica que possibilita aos parceiros a reposição do estoque com qualidade e venda mais rápida de veículos fora do perfil da loja. É uma solução, portanto, que busca permitir melhor fluxo entre empresas e vendedores.
Já para o consumidor final, o NaPista traz uma ferramenta de busca inédita no mercado automotivo, capaz de fazer um filtro não só baseado em palavras-chave, mas inspirado no que o consumidor realmente precisa naquele momento. Por meio de linguagem natural e algoritmos, o sistema tem a habilidade de identificar informações a partir de dados pré-existentes, conseguindo entregar opções que levam em conta o contexto da pessoa, como por exemplo carros para família ou com porta-malas grande, veículos para trabalhar com aplicativos ou variedade de cores.
“O NaPista está alinhado à visão do BV de fortalecer ofertas e soluções no setor automotivo, mantendo nossa liderança em financiamento de veículos usados e avançando na direção da inovação. É uma solução do Banco BV em que vamos maximizar os volumes de leads aos lojistas com estoque ilimitado, aumentar a visita dos consumidores com uma experiência de busca muito fluida e acelerar a gestão de estoque com a ferramenta de repasse. E estamos fazendo isso com a escala e os negócios do BV em parceria com o time da Zflow, que tem larga experiência no setor. Tenho certeza de que o mercado vai receber muito bem essa evolução, que reflete nossa visão de possibilitar uma experiência de busca mais democrática e assertiva e personifica nossa adaptação às transformações no comportamento do consumidor, assegurando uma busca intuitiva”, diz Flávio Suchek, Diretor Executivo de Varejo no banco BV.
O NaPista ainda contará com a Trilha BV, uma plataforma de educação financeira que oferece oportunidade aos lojistas de acesso a cursos que abordam temas como gestão financeira, técnicas de vendas e marketing. Trata, portanto, da construção de um portal de veículos totalmente novo, além do aprimoramento do já conhecido NaPista, aplicativo de compra e venda de veículos usados entre empresas, startup investida do BV desde 2018 que, agora, passa a ser totalmente integrada ao ecossistema de soluções do banco.
Para o desafio de construção de marca, o time da Design Bridge and Partners conduziu um projeto de reposicionamento, arquitetura de marca, criação e avaliação de nomes e criação de identidade visual e verbal para a nova plataforma. Esse projeto contou com sessões co criativas com o time do Banco BV, que teve uma participação essencial no processo construtivo.
No novo posicionamento, foi reforçado o olhar especialista da marca, assim como seu desejo de trazer leveza para o processo de compra, venda e troca de veículos usados, destacando a individualidade, autonomia e construção de confiança em toda a jornada de experiência.
O reposicionamento, unido ao conceitual do universo da categoria, também deu origem a nova identidade verbal. O novo universo textual conta com elementos como manifesto, tagline, tons de voz, glossário e mensagens chave. O conteúdo do manifesto gira em torno do compromisso da marca com o cliente, de uma busca inteligente e personalizada e de processos leves e fluídos. Já a tagline – “O melhor negócio tá NaPista” – possui uma estrutura mutável, que integra o nome a frase e que, no entanto, pode criar diversas associações alinhadas ao posicionamento (ex.: Orientação assertiva tá NaPista).
Os tons de voz tangibilizam a inquietude, o drive inovador e o acolhimento e orientação de uma marca que é verdadeiramente uma parceira do cliente. Já o novo glossário traz termos que nós encontramos “NaPista”, como direcionais utilizados no trânsito (vire à direita, siga em frente, via de mão dupla, etc.), e termos “da pista”, adaptados às mensagens e contextos da marca (GPS, sinal verde, dê a partida, etc.), criando uma propriedade maior para a marca através das palavras.
A identidade visual representa a variedade de oportunidades e veículos da plataforma, com ousadia e movimento. O conceito está atrelado a ideia de que cada pessoa/negócio tem sua própria rota, e nós estamos aqui para apoiar e dar a orientação quando necessário. Não importa onde o cliente quer chegar – ou como – NaPista conecta esse desejo à realidade.
O logotipo incorpora a pista como elemento mutável, simbolizando adaptabilidade e movimento em um sistema visual extremamente flexível. A pista pode assumir várias formas e ganhar profundidade, estendendo-se e curvando-se para preencher composições e servir como contêiner para textos e imagens. A tipografia unicase geométrica do logo adiciona um toque contemporâneo e amigável, enquanto contribui para reforçar a presença da pista na composição.