Não é preciso nem ouvir o refrão para reconhecer um clássico: um fã de verdade sabe dizer o nome da música favorita no primeiro segundo. Para a Budweiser, a cerveja por trás da música, basta o tempo das primeiras notas do piano ou os acordes iniciais da guitarra para capturar a essência de um hit. E, celebrando essa conexão genuína das pessoas com a música, a marca lança a campanha ‘One Second Ads’, que desafia o público a adivinhar os nomes de canções icônicas com apenas a primeira nota musical.
Lançada especialmente para o TikTok, a ação reúne 50 hits atemporais de diferentes estilos e épocas que, com suas introduções emblemáticas, desafiam o público a mostrar que é conhecedor do som. Sucessos mundiais aparecem em vídeos de apenas 1 segundo, misturando nostalgia, diversão e criatividade.
“Bud tem uma longa história com o universo musical, e não há como falar de música sem também mencionar os fãs. E quem é fã de verdade ama tanto as canções de seus ídolos que, com poucos acordes, já consegue identificar qual é. A ideia é criar um movimento que homenageia e, ao mesmo tempo, brinca com o impacto das melodias em nossas vidas, sendo também uma forma divertida e mais contextualizada de fazer publicidade”, comenta Mariana Santos, diretora de marketing da Budweiser.
One Second Ads
Com a campanha idealizada pela agência África, a brincadeira não para nos vídeos: um grupo de influenciadores no TikTok entra na onda, desafiando seus seguidores a acertarem os nomes das canções em vídeos interativos que prometem engajar uma legião de apaixonados por música.
Dezenas de vídeos de 1 segundo com as primeiras notas vão invadir as redes sociais até o fim de janeiro. Neste formato, a Budweiser mostra que, à medida que as pessoas se envolvem com as “adivinhações” das músicas, novos vídeos vão aparecendo para estimular o acerto de outros hits.
“A música tem o poder de atravessar gerações e criar laços instantâneos. Quando ouvimos as primeiras notas de uma canção que marcou nossa história, sabemos exatamente o que ela significa. Essa campanha é a nossa homenagem a esse vínculo especial”, conclui Mariana Santos, diretora de marketing da Budweiser.
Ficha técnica
Título: One Second Ads
Agência: Africa Creative
Anunciante: Budweiser
CCO: Sergio Gordilho
Co-CCO: Nicholas Bergantin
Diretor de Criação: Hélio Maffia, Yllo Pedra
Diretor de Criação Associado: Guilherme Portugal
Redator: Lucas Alcorta
Diretor de Arte: Maicon Gomes
VP Content: Patrícia Colombo
Líder Conteúdo: Gustavo Stevanato, Victoria Freitas
Conteúdo: Catarina Carvalho
Co-COO: Heloisa Pupim
Atendimento: Ana Carolina Andrade, Cindy Fujii Matsu, Carlos Barnabé, Vitória Silano.
VP Mídia: Pedro Eustachio
Mídia: Thiago Martinez, Renan Soares, Bruna Morales, Caio Freitas, Giovana Barreto.
CSO: Ana Paula Kuroki
Planejamento: Pedro Fernandes, Wes Gagliano
Produção/RTV: Rodrigo Ferrari, Tais Olhiara, Nathália Trindade.
VP de Projeto Especiais, Conteúdo Criativo: Juliana Leite
Diretora de Projetos Especiais: Lica de Souza
Gerente de Projeto: Theo Etlin
Produtores Criativos: Giovanna Lima, Laís Cattena, Raquel Martins
Assistente de Produção: Valentina de Luca
Estagiária: Marina Rabello
Edição de Motion: Diego Oliveira
Aprovado por: Daniel Wakswaser, Mariana Santos