A próxima grande desbancarização passará pelo mercado de câmbio. Inspirada em exemplos anteriores, como o caso da XP na área de investimentos, a B&T, maior corretora de câmbio do país, quer direcionar as atenções do brasileiro para a altíssima concentração e menor eficiência dos grandes bancos nas operações de câmbio. Em sua primeira grande iniciativa como anunciante, a instituição, fundada há 28 anos, também rejuvenesceu sua marca, “eliminando as arestas” e posicionando-se com o nome de B&T Câmbio.
Historicamente, os principais bancos do país sempre concentraram mais de 90% das operações de câmbio comercial e turismo. “Portanto, entendemos que o pleno desenvolvimento do mercado de corretoras virá desta grande fatia que ainda não é dividida. Não adianta brigar por um território onde estamos estabelecidos, que são as corretoras de câmbio”, conta Cazou Vilela CMO da B&T Câmbio. Atualmente, a instituição detém 13% de todo o volume primário de câmbio movimentado entre as corretoras e é a maior entre seus pares em volume total operado.
Com o mote “Bem melhor que Banco”, a campanha idealizada pela agência Shifty compara a experiência do cliente dentro dos grandes bancos, repleta de entraves, como horários limitados, o deslocamento até uma agência física e a falta de conhecimento técnico no atendimento, que culminam em uma diferença de custo no serviço prestado até 70% mais caro (considerando-se spread, taxas e cotação) se comparado a uma instituição especializada. As peças publicitárias estreiam na segunda quinzena de agosto e estarão presentes principalmente nas plataformas digitais: Instagram, Google, Facebook, LinkedIn e portais diversos, como G1, UOL, Globo.com, além de meios tradicionais, como Globo Internacional e mídia em aeroportos.
“A B&T é um cliente desafiador: além de ser a empresa mais relevante no seu segmento, possui um departamento de marketing bem estruturado e que pensa fora da caixa. Essa é a sua primeira grande campanha e já mira num espectro de público muito mais plural. Entendemos que a marca deveria transmitir esse novo momento, atualizando suas fontes para imprimir modernidade, eliminando as arestas (ou serifas) e transformando o & em um símbolo de conexão com o mundo”, afirma Raphael Pinteiro, diretor de criação da Shifty.
Ficha técnica:
Direção de criação: Raphael Pinteiro e Bernardo Barbosa
Direção de estratégia: Tiago Macena
Atendimento: Maria Eduarda Bione
Mídia: Elloan Freitas
Mercado e performance: Raize Souza
Direção de arte: Roberto Buarque e Manuel Dambrowski
Redação: Daniel Barros e Raphael Pinteiro
Produção de vídeo: Shifty
Produção de áudio: Audiola
Aprovação: Paula Fonseca e Cazou Vilela