Realizado pela fintech nigeriana Herconomy, “Breastmilk Money” calcula ganhos materiais e de desenvolvimento infantil para oferecer melhores taxas de juros às mulheres, além de gerar debate e informações contra crenças antigas na região.
Um projeto especial realizado na Nigéria está quebrando paradigmas regionais sobre a amamentação ao transformar o ato em uma oportunidade de mães lactantes terem maiores rendimentos financeiros. Intitulada Breastmilk Money – “Dinheiro do Leite Materno”, em tradução livre –, a iniciativa foi pensada para provar que dar de mamar não só é um processo fundamental para o desenvolvimento das crianças, mas que também pode ajudar suas famílias a terem menos custos e mais recursos.
Realizada pela Herconomy, fintech nigeriana criada por mulheres para empoderar o público feminino a fazer suas próprias escolhas visando bem-estar social e financeiro, a ação foi inspirada em dados da Unicef de cada 1 dólar investido na amamentação no país gera 35 dólares em retornos econômicos pelo maior desenvolvimento e saúde dos bebês. Ainda assim, porém, apenas 34% das mães nigerianas alimentam seus recém-nascidos exclusivamente com o leite materno.
As razões para o baixo índice chamam ainda mais atenção: embora algumas delas não possam amamentar por razões médicas, muitas são desencorajadas por questões culturais e pressões sociais, baseadas em superstições e crenças antigas sobre o leite ser inadequado ou até prejudicial – além do ciúme paterno. Com isso, até 30% da renda familiar pode ser comprometida com a aquisição de fórmulas ou complementos alimentares.
“A amamentação é a ferramenta mais eficaz para prevenir a desnutrição infantil. Além disso, fortalece o vínculo familiar, protege a saúde das mães e ainda é amiga do meio ambiente. Toda mãe merece uma jornada de amamentação prazerosa – e é por isso que trabalho nessa causa”, destaca a Dra. Lope Adejuyigbe, consultora certificada em lactação e uma das especialistas participantes do projeto.
Como funciona:
Pensado como primeiro produto financeiro do mundo para transformar a amamentação em economia real, o Breastmilk Money funciona como uma subconta dentro das carteiras da Herconomy, oferecendo rendimentos sobre o dinheiro que não é gasto com fórmulas infantis. De forma automatizada, o sistema calcula o quanto cada mãe economizaria mensalmente ao optar pela amamentação em vez da fórmula, considerando dados como idade da criança, média de consumo e o valor dos produtos – atualizado de acordo com suas variações.
Com o aval das correntistas, tais valores são transferidos automaticamente para a subconta todos os meses, rendendo 14,3% em juros ao ano – percentual corresponde ao aumento no desenvolvimento infantil associado à amamentação, de acordo com estudos recentes. Os fundos podem ser resgatados após dois anos, período recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para amamentação – permitindo que mãe e filho cresçam juntos, física e financeiramente.
“Acreditamos que o verdadeiro poder econômico começa com a independência financeira. Quando as mulheres têm as ferramentas para poupar, investir e fazer seu dinheiro crescer, elas conquistam a liberdade de tomar as melhores decisões para si e para suas famílias”, enfatiza Ife Durosinmi-Etti, fundadora da Herconomy.
Amplificando a mensagem
Desenvolvido em parceria com a agência alemã Serviceplan Innovation, o projeto vai além de uma ferramenta financeira, buscando gerar debates sobre o tema e maior conscientização para homens e mulheres, desafiando algumas das normas culturais e sociais ao redor do tema. Reforçando a iniciativa, integra a comunicação o lançamento do curta-metragem “Milk”, dirigido pela premiada cineasta Fariba Buchheim, retratando diferentes experiências reais de mães nigerianas na fase de amamentação.
Diversas outras iniciativas e desdobramentos na mídia também fazem parte da campanha, que conta ainda com participação de nomes como Ogechi Ekeanyanwu, jornalista premiada, que liderou a estratégia editorial; Nengi Nelson, fotógrafa e cineasta, que capturou as realidades das mães nigerianas; Yagazie Emezi, fotógrafa reconhecida pelo The New York Times e National Geographic; e Titilayo Medunoye, consultora em lactação e fundadora da Milky Express, líder em suporte à amamentação no país.
“Com o Breastmilk Money, queremos empoderar as mulheres, especialmente as mães, a tomarem suas próprias decisões sobre seus corpos e futuros. Nosso papel é fornecer todas as informações necessárias para que essa escolha seja feita com confiança e não por pressão”, reforça Tanvi Phalak, criativa do time da Serviceplan Innovation.