O brasileiro tem aderido cada vez mais ao uso de pagamentos digitais. O estudo Pace Pulse, realizado pela FIS (NYSE: FIS) em parceria com a Ipsos, mostra o crescimento de diferentes métodos tecnológicos na hora de o consumidor efetuar sua compra. Um grupo de 52% dos entrevistados afirmou ter utilizado pagamentos online, 49% adquiriu sua mercadoria por meio de aplicativos e 40% optou por pagamentos sem contato em 2021. Todos os percentuais subiram se comparado ao levantamento anterior. A pesquisa observou ainda a aceitação da população a outros meios de pagamentos como QR Codes (31%) e Buy Now Pay Later, ou simplesmente BNPL, (13%).
Segundo Marcelo Góes, head de Soluções e Produtos da FIS para América Latina, essa tendência veio para ficar. “O brasileiro é naturalmente um público que adota tecnologias com agilidade. Para os meios de pagamento, acontece o mesmo, assim como podemos ver na adesão ao Pix. Por um histórico de segurança, os consumidores já estão acostumados com pagamentos sem o uso do dinheiro físico. O Pace Pulse mostrou que 47% dos brasileiros afirmam ter reduzido a utilização do dinheiro em espécie em 2021”, comenta.
A mudança de hábitos do consumidor é um reflexo da disponibilidade de novas ferramentas e inovações tecnológicas do setor financeiro. A chegada do Pix, pagamento instantâneo criado pelo Banco Central, é um exemplo das facilidades que têm influenciado a escolha do brasileiro. Segundo dados da autoridade monetária, o volume financeiro de transações via Pix registrado no Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI) foi de R$ 622,4 milhões em dezembro de 2021. O crescimento foi 451%, se comparado a janeiro do mesmo ano, quando a movimentação chegou a R$ 137,9 milhões. O número de pessoas físicas e jurídicas cadastradas também subiu de forma expressiva. Eram 65,4 milhões de usuários em janeiro de 2021 e fechou o ano com 117,7 milhões de cadastrados, representando 79,8% de novos usuários no sistema do Banco Central.