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Boticário e Quem Disse, Berenice?, tendências com inteligência artificial

Ineditismo, tecnologia, inovação e criatividade são as palavras-chave do Projeto FOL.I.A, aposta do Boticário e Quem Disse, Berenice? para liderar as tendências de maquiagem do carnaval 2023. A ação, que tem como DNA a essência inquieta das marcas do maior ecossistema de beleza do Brasil, usa a Inteligência Artificial (IA) como recurso para propor um banco de imagens inspiracionais — para que os foliões de todo o Brasil possam acessar e recriar sua versão inédita no carnaval da retomada.

O projeto materializa mais uma das iniciativas pensadas para surpreender e ampliar a jornada do consumidor — fortalecendo uma conexão profunda e o protagonismo que eles têm em cada estratégia. O Consumer Centric é um pilar comum às duas unidades de negócio do Grupo Boticário, que aposta na data de forma integrada, incentivando sua essência: livre expressão, criatividade e ousadia. A relevância do formato está na sinergia entre tecnologia e consumidor – em uma coexistência complementar. As marcas propõem o uso da tecnologia como recurso para celebrar a individualidade das pessoas em makes criativas e inspiradoras.

O ponto de partida para a criação do FOL.I.A foi mapear as expectativas do público dentro e fora das redes sociais de ambas as marcas, a fim de identificar o que as comunidades buscam como referência para se expressarem por meio de makes. Em seguida, a ferramenta Midjourney gerou as imagens em IA que visam inspirar os consumidores a recriarem com ineditismo e interpretação única. O projeto faz parte da jornada do Boticário no universo da tecnologia e dá continuidade às inovações da marca no carnaval, após terem criado uma folia imersiva no Avakin Life em 2021 e 2022. Também traduz a natureza de Quem Disse, Berenice?, que é referência em make, tendências e proximidade com a GenZ.

Idealizado em parceria com a Druid Creative Gaming, o projeto FOL.I.A apresenta, a partir do dia 13 de fevereiro, um hub de conteúdo que reúne um banco de imagens de 21 maquiagens diferentes, distribuídas nas categorias: “Quanto mais cor, melhor”, “Foca nos detalhes”, “Inova e faz teu nome” e “Foliando com Brilho” — pensadas para diferentes perfis de consumidoras, além de contar com matérias no blog com tutoriais e cards clicáveis com indicação de produtos. “Cada vez mais queremos ser pioneiros em ações de impacto que gerem valor às pessoas e ao negócio. Nesse carnaval não foi diferente: conectamos social listening, tendência e nosso portfólio de make com inteligência artificial para criar inspirações de maquiagem que vão bombar na data. Mais que isso, recriamos essas artes em um formato inédito, que coloca o consumidor em um papel de protagonista. O FOL.I.A é a materialização das aspirações dessas pessoas e revela nossa inquietude em comunicar beleza com tecnologia, inovação e criatividade”, afirma Marcela De Masi, Diretora Executiva de Branding e Comunicação do Grupo Boticário.

As imagens em IA são hiper-realistas e inspiradas no portfólio de maquiagem das duas marcas, que apresentam itens para pele, olhos e lábios com diferentes texturas, cores e acabamentos. “Temos uma grande potência quando olhamos para nosso portfólio de marcas e aliamos seus territórios e expertises para trazer ações inéditas frente ao mercado nacional de beleza. O Boticário e Quem Disse, Berenice? se complementam nessa iniciativa e reforçam protagonismo no segmento de maquiagem, que assume ritmo acelerado de crescimento com a data”, finaliza.

Bruna Pastorini, CSO e sócia da Druid Creative Gaming, lembra que todo o processo de criação por meio de IA passou por curadoria e avaliação humana. “Levamos em conta critérios, como o apelo estético, a não alusão a obras de outros artistas e, ainda que gerado digitalmente, características capazes de promover identificação e inspiração ao consumidor”, explica. Foram convidados um maquiador e personalidades para recriarem as makes digitais, incentivando, assim, seus seguidores a se jogarem nas cores, utilizando a tecnologia como ferramenta de expansão da imaginação e criatividade.

A estratégia de lançamento do projeto FOL.I.A conta com um filme digital de campanha, conteúdos de bastidores para aproximar o consumidor do processo de criação e um time de peso, composto pela atriz Carla Diaz e a influenciadora Ismeiow, além do maquiador Diego Borges, que assinou as produções.

Confira o vídeo:

FICHA TÉCNICA – CAMPANHA

Cliente: Boticário & Quem Disse, Berenice?

Produto: Institucional

Agência: DRUID CREATIVE GAMING

Título: Carnaval – FOL.I.A

Peças: Filme Hero/Behind the scenes/TikTok

CEO: Claudio Lima

COO: Evandro Guimarães

CGO: Bernardo Mendes

CSO: Bruna Pastorini

Planejamento: Pedro Quintão

Diretor Geral de Criação: Rafael Hessel

Criação: Amanda Peccini, Lucas Marcinichen

Diretora Geral de Atendimento: Mariana Nunes

Atendimento: Jorge Maio, Victoria Pedroso, Mirella Agnes Freitas, Emeli Ribeiro

Gerente de Produção: Raoni Corrêa

RTV: Leandro Silva

Motion lead: Renan Godoy

Editor: Caio Mendonça, Leandro Antônio

Aprovadores O Boticário: Renata Gomide, Marcela De Masi, Sylvia Cardoso Castello Branco, Julia Pires, Aline Verona, Ariana Deschamps

 

Artistas: Carla Diaz, Ismeiow

Modelo: Brennda Martins

Maquiador: Diego Borges

Assistentes de maquiagem: Vinícius de Assumpção e Lucas da Silva Santos

Stylist Carla Diaz: Fabrício Lucena Neves

Ass. de Stylist: Janaina Santos

Assessoria Carla Diaz: Mariana Incerti

Assessoria Ismeiow: Allan Marinsek

Agência de Mkt. de influência: Publination

Produtora: Madre Mia Filmes

Diretor de Atendimento: Telma Reis

Executiva de Contas/Atendimento: Gisele Menezes

Diretor de Cena: Thiago Artimonte

Assistente de Direção: Lia Patricia Rojas Silva

Diretor de Fotografia: Edu Lopes

Ass. de Câmera 1: Tiago Caetano Alves

Ass. de Câmera 2: Lucas Laureano de Macedo

Logger: Anderson de Oliveira Alves

Making of: Rogério Engelhard

Eletricista: Sérgio Rodrigues da Silva

Ass. de Eletricista: Marcos Alves de Brito

Operador de Áudio: Murilo Alexandre de Freitas Borine

Diretor de Arte: Joan Josep Ibars Pallas

Produtor de Objetos: Guilherme Henrique Ferreira

Contrarregra: Rodrigo Oliveira Campos

Diretor-executivo: Antônio Manuel Gomes

Produtora: Ana Julia de Almeida Corrêa dos Santos

Assistente Produção: Arthur David Silva

Ajudante Geral: Luan da Silva Vieira

Ajudante de arte: Vinicius Trigo Pereira dos Santos

Figurinista: Katia Gimenez

Ass. de Figurino: Simone Garcia Ladeira

Make & Hair: Alexandra Batista de Araújo

Camareira: Maria Aparecida de Sousa

Fotógrafo: Marcos Alonso

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