“BAFOCALIPSE”: Para mostrar que o bafo pode causar um verdadeiro apocalipse na vida das pessoas, LISTERINE® inova com ativação no Metaverso.
A primeira ação da companhia na cidade virtual contou com um show de comédia inédito de Fábio Porchat.
Nesta terça-feira, 25 de outubro, Johnson & Johnson Consumer Health ingressou no Metaverso com uma ação criada pela Wunderman Thompson Brasil na cidade do Complexo, um jogo online e de mundo aberto em que as pessoas criam seus próprios personagens, vivem em comunidade e interagem entre si.
Além de inovar dentro da companhia, LISTERINE® trouxe uma grande novidade no universo virtual, incluindo um show de comédia de Fábio Porchat, embaixador da marca, dentro da plataforma para que todos os jogadores presentes na cidade do Complexo pudessem assisti-lo. Todas as suas esquetes foram construídas para passar as mensagens-chave da marca e de sua categoria, dentro de seu território.
LISTERINE® inovou na abordagem de um assunto complexo e com muitos tabus na sociedade: o mau hálito. De forma divertida e com uma ativação tecnológica, a marca mostrou que é importante manter uma rotina de saúde bucal capaz de atacar as bactérias e microrganismos que causam o mau hálito por todos os ângulos.
Embora essenciais, a escova e o fio dental não alcançam alguns locais em que as bactérias crescem, mas, com o uso do antisséptico como aliado, é possível higienizar até 100% da cavidade bucal.
“Nada melhor do que esse espaço para nos comunicar com o nosso público de uma maneira moderna e disruptiva”, conta Sabrina Tichauer, diretora de Marketing das marcas de higiene oral na Johnson & Johnson Consumer Health Brasil. “Queremos levar informações sobre LISTERINE® e marcar presença nos ecossistemas das comunidades gamers, além de amplificar nosso alcance para os consumidores que não estão emergidos nessas plataformas”, explica.
A ação aconteceu na cidade do Complexo, dentro do Metaverso role play, um jogo online e de mundo aberto em que as pessoas criam seus próprios personagens, vivem em comunidade e interagem entre si. “A ideia não era apenas aparecer em um game, queríamos realmente mudar a dinâmica do jogo. Por isso pensamos: o que aconteceria se um dia, todo mundo acordasse com bafo? Bafocalipse! – É isso. Uma ação que só poderia ser feita no metaverso. E num jogo que simula a vida real, nada de se preocupar com zumbis, extraterrestres ou robôs assassinos, o negócio é se preocupar com o bafo mesmo”, comentam Sabrina Villar e Alvin Shiguefuzi, diretores de criação da Wunderman Thompson Brasil.
Como aconteceu
Nesta terça-feira, 25 de outubro, o servidor foi atualizado e os jogadores tiveram uma surpresa: todos “acordaram” soltando um bafo verde pela boca. E sempre que um jogador com bafo chegasse perto de alguém, lhe causava um estresse: fazia a tela da outra pessoa tremer. Um verdadeiro apocalipse do mau hálito.
Ninguém sabia a origem do problema, até que Paulinho o Loko, Cerol, Fabio Porchat e outros influenciadores digitais abriram lives para entender a situação e ajudar outros jogadores a resolverem. No mesmo instante em que se revelou que LISTERINE® é a solução para o “BAFOCALIPSE” foram disparadas mensagens para todos os jogadores do complexo, explicando a origem do problema. Tal mensagem foi transmitida de forma lúdica no metaverso, em formato de texto/vídeo em jornais da cidade.
Após a divulgação das informações, começou a busca por LISTERINE® dentro do game, para a galera se livrar do bafo e poder entrar no show de comédia do Fábio Porchat. O produto foi disponibilizado em farmácias e máquinas de venda espalhadas pela cidade virtual.
Para gerar grande expectativa, o show de comédia foi divulgado dentro do jogo em outdoors, e Fábio Porchat, que é embaixador de LISTERINE®, publicou um vídeo teaser criando seu avatar.
Os resultados mostram alto índice de engajamento e provam a ampla aceitação do público para ações no metaverso. A ativação obteve mais de um milhão de visualizações em menos de 12 horas, mais de 100 lives simultâneas transmitidas ao vivo na Twitch e um pico de 69 mil visualizações simultâneas em uma única live.
Ficha Técnica LISTERINE® Bafocalipse
Título: LISTERINE® – Ação Bafocalipse
Cliente: Johnson & Johnson
Marca: LISTERINE®
Produtos: LISTERINE® Cool Mint Refrescância Suave
Aprovado por: Gustavo Miranda, André Zanetti, Nelson Kadubickei, Marina Leitão, Taís Trevisol, Martin Zanlungo, Sabrina Tichauer, Tomas Bouthemy, Daniella Brissac
Comunicação da J&J Consumer Health: Roberta Catani, Priscilla Barone e Gisella Aguiar.
Agência: Wunderman Thompson Brazil
Time Criativo: Keka Morelle, Alvin Shiguefuzi, Sabrina Villar, Maicon Gomes, Lucas Durães
Diretora Executiva de Negócios: Ticiana Gomes
Gerenciamento de contas: Camilla Marcondes, Bárbara Costa Pinto, Gabriel Pereira
Time de Estratégia: Stella Pirani, Diana Junqueira, Renata Nappi, Mansur Atique, Nathalia Cristina, Fernanda Galdino
Time de Conteúdo e Influência: Mariana Hasselmann, Samantha Prado, Nathalie Ferreira, Mariah Villanova
PR WT: Vivian Zeni, Suellen Ciriaco e Hellen Araújo
PR Loures: Bruno Nogueira, Luiza Cirino, Ana Dettilio, Bruna Sion
Mídia: Bruna Feco, Augusto César
Social e Influence Spark: Tatiana Katibian, Fernanda Tavares, Amanda Ramos, Thaís Marques, Beatriz Amorim, Erika Daykem
Produção Gráfica WT: Flavio Colella
Gráfica: Pixel Collections
Produtor Gráfico: André Canalonga
Produção
Produtora: WT Production
Direção de Produção: Michel Gubeissi
Gerenciamento de Projeto: Orlando Nascimento e Luiz Cobalchini
Desenvolvimento In-Game
Produção game: Complexo
Produção vídeo
Produtora: WTP
Produtora Executiva: Carol Pimentel
Coordenadora de Produção: Dani Galletta
Edição e Motion: Fernando Lamb e Renato Pocinho
Produção de áudio: Oliver Dherte
Locução: Renet Lyon