quinta-feira, maio 2, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercado DigitalAtenas cria evento para apresentar plataforma de música

Atenas cria evento para apresentar plataforma de música

Em novembro, Heineken se reafirma nacionalmente como uma marca em que sustentabilidade e consumo consciente são pilares inegociáveis. Como parte desse compromisso e valorizando o quarto ingrediente de sua fórmula, a energia verde, a cervejaria traz a plataforma Green Your City, criada e executada pela Agência Atenas.

“A plataforma visa utilizar a música como um catalisador da transformação de consciência do público em suas relações com a cidade e com o meio-ambiente – e a experiência de marca é uma ferramenta poderosa para essas mudanças. Estamos focados em trazer o melhor dessa combinação tão emblemática para a marca, misturando a música, que tem o poder de unir as pessoas, em prol da responsabilidade socioamabiental”, afirma Denise Garrido, CEO da Atenas.

Manifesto Green Your City

Para o lançamento, foi criado um manifesto que expressa a ideia principal da plataforma, que é apresentada como um movimento de regeneração urbana. “Uma provocação da Heineken para repensarmos a vida nas cidades e criarmos juntos opções de futuro mais sustentável.”, afirma o texto. “Acreditamos que momentos de lazer, espaços culturais, festivais de música e até mesmo uma mesa de bar entre amigos podem se tornar espaços de reflexão, aprendizagem e mudança de comportamentos. E que têm imenso potencial de multiplicação.”

O projeto foi lançado nacionalmente no dia 4 com eventos e dezenas de ativações em três cidades brasileiras: São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Na ocasião, a marca ainda anunciou seu papel dentro do Grupo Heineken no Brasil para alavancar metas como a neutralização das emissões de carbono em toda a sua cadeia até 2040. Pontos importantes dessas cidades foram iluminados de verde como forma de trazer ao público essa preocupação da marca em relação à sustentabilidade e ao consumo consciente.

Em São Paulo, um evento principal criado e executado pela Atenas na praça Victor Civita foi todo pensado a partir de iniciativas sustentáveis, como emissão de CO2 reduzida, certificação de compensação de carbono, uso de materiais sustentáveis como copo PLA, que é biodegradável e compostável, e a moagem das garrafas de vidro durante a noite – este resíduo irá para a fábrica da marca e será destinado à reciclagem. Além disso, foi feito um alinhamento com parceiros pensando em um menor número de resíduos de cenografia, operação de compostagem e gestão de resíduos dentro do conceito Lixo Zero.

O evento para convidados contou com a participação da atriz Leandra Leal, que recitou um poema-manifesto de Micheliny Verunschk, representando o compromisso da Heineken com a sustentabilidade. A DJ norte-americana The Blessed Madonna foi uma das atrações do line-up.

Entre as casas parceiras que participaram da ação, em SP, estão Casa de Francisca, que recebeu a cantora Tulipa Ruiz, Audio Club, Heavy House, Tokyo, Bona, Studio SP, Exit Bar, Estepe, Fatz + Praça, Deus Ex Machina e Cave Pool. Em Belo Horizonte, participam os bares Ancho e Dorival. Já no Rio, entram o Circo Voador e o Brewteco Gávea.

Parceiros 

Para a criação desses eventos e ações que seguem o direcionamento de sustentabilidade e responsabilidade de Heineken, a Atenas contou com parceiros igualmente comprometidos. Responsável pela arquitetura do evento da Praça Victor Civita, Henrique Guerra, da The Public House, explica que a área verde do local foi valorizada com todo cuidado para que não fosse danificada ou obstruída, utilizando-se até de meios digitais para que a flora fosse destacada e não houvesse nenhum rastro posterior.

Já o estúdio de arte e design Bijari deu vida a instalações criadas a partir das metas da Heineken em relação à sustentabilidade e meio ambiente, sempre dialogando com o espaço em questão. Uma delas, uma árvore com galhos de led, se expande pelo espaço e interage com as copas e galhos das árvores da própria praça. A Un Cenografia também contribuiu para a execução de um evento que foi criado já com o objetivo de reaproveitamento e reutilização de materiais, com o mínimo de resíduos possível.

A Atenas contou com a parceria de Luzinha Noleto, consultora de sustentabilidade e impacto positivo na Luz.is, que tornou possível um cálculo de carbono no pré-evento, para que o projeto fosse desenhado já minimizando ao máximo a emissão de CO2 antes dele acontecer. “O projeto cenográfico priorizou materiais (como metais) que pudessem ser reaproveitados e parte da cenografia será reutilizada em outras ações da marca. Seguindo as diretrizes de economia circular da Heineken”, afirma Luzinha.

Artigos relacionados

Novidades