Em novembro, Heineken se reafirma nacionalmente como uma marca em que sustentabilidade e consumo consciente são pilares inegociáveis. Como parte desse compromisso e valorizando o quarto ingrediente de sua fórmula, a energia verde, a cervejaria traz a plataforma Green Your City, criada e executada pela Agência Atenas.
“A plataforma visa utilizar a música como um catalisador da transformação de consciência do público em suas relações com a cidade e com o meio-ambiente – e a experiência de marca é uma ferramenta poderosa para essas mudanças. Estamos focados em trazer o melhor dessa combinação tão emblemática para a marca, misturando a música, que tem o poder de unir as pessoas, em prol da responsabilidade socioamabiental”, afirma Denise Garrido, CEO da Atenas.
Manifesto Green Your City
Para o lançamento, foi criado um manifesto que expressa a ideia principal da plataforma, que é apresentada como um movimento de regeneração urbana. “Uma provocação da Heineken para repensarmos a vida nas cidades e criarmos juntos opções de futuro mais sustentável.”, afirma o texto. “Acreditamos que momentos de lazer, espaços culturais, festivais de música e até mesmo uma mesa de bar entre amigos podem se tornar espaços de reflexão, aprendizagem e mudança de comportamentos. E que têm imenso potencial de multiplicação.”
O projeto foi lançado nacionalmente no dia 4 com eventos e dezenas de ativações em três cidades brasileiras: São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Na ocasião, a marca ainda anunciou seu papel dentro do Grupo Heineken no Brasil para alavancar metas como a neutralização das emissões de carbono em toda a sua cadeia até 2040. Pontos importantes dessas cidades foram iluminados de verde como forma de trazer ao público essa preocupação da marca em relação à sustentabilidade e ao consumo consciente.
Em São Paulo, um evento principal criado e executado pela Atenas na praça Victor Civita foi todo pensado a partir de iniciativas sustentáveis, como emissão de CO2 reduzida, certificação de compensação de carbono, uso de materiais sustentáveis como copo PLA, que é biodegradável e compostável, e a moagem das garrafas de vidro durante a noite – este resíduo irá para a fábrica da marca e será destinado à reciclagem. Além disso, foi feito um alinhamento com parceiros pensando em um menor número de resíduos de cenografia, operação de compostagem e gestão de resíduos dentro do conceito Lixo Zero.
O evento para convidados contou com a participação da atriz Leandra Leal, que recitou um poema-manifesto de Micheliny Verunschk, representando o compromisso da Heineken com a sustentabilidade. A DJ norte-americana The Blessed Madonna foi uma das atrações do line-up.
Entre as casas parceiras que participaram da ação, em SP, estão Casa de Francisca, que recebeu a cantora Tulipa Ruiz, Audio Club, Heavy House, Tokyo, Bona, Studio SP, Exit Bar, Estepe, Fatz + Praça, Deus Ex Machina e Cave Pool. Em Belo Horizonte, participam os bares Ancho e Dorival. Já no Rio, entram o Circo Voador e o Brewteco Gávea.
Parceiros
Para a criação desses eventos e ações que seguem o direcionamento de sustentabilidade e responsabilidade de Heineken, a Atenas contou com parceiros igualmente comprometidos. Responsável pela arquitetura do evento da Praça Victor Civita, Henrique Guerra, da The Public House, explica que a área verde do local foi valorizada com todo cuidado para que não fosse danificada ou obstruída, utilizando-se até de meios digitais para que a flora fosse destacada e não houvesse nenhum rastro posterior.
Já o estúdio de arte e design Bijari deu vida a instalações criadas a partir das metas da Heineken em relação à sustentabilidade e meio ambiente, sempre dialogando com o espaço em questão. Uma delas, uma árvore com galhos de led, se expande pelo espaço e interage com as copas e galhos das árvores da própria praça. A Un Cenografia também contribuiu para a execução de um evento que foi criado já com o objetivo de reaproveitamento e reutilização de materiais, com o mínimo de resíduos possível.
A Atenas contou com a parceria de Luzinha Noleto, consultora de sustentabilidade e impacto positivo na Luz.is, que tornou possível um cálculo de carbono no pré-evento, para que o projeto fosse desenhado já minimizando ao máximo a emissão de CO2 antes dele acontecer. “O projeto cenográfico priorizou materiais (como metais) que pudessem ser reaproveitados e parte da cenografia será reutilizada em outras ações da marca. Seguindo as diretrizes de economia circular da Heineken”, afirma Luzinha.