Transformação digital no mercado das artes: ARTx 2022 traz destaques mundiais para falar sobre inovações no setor cultural.
O evento acontece em agosto, mês nacional das artes, e conta com a presença de representantes do Berklee College of Music, Bank Of America Performing Arts, RD Station, Museu Nacional, The Lincoln Center, o empresário Facundo Guerra, entre outros.
A arte sustenta a cultura de inovação, mas como tem sido a inserção da economia criativa perante as mutações aceleradas das tendências do mercado e as novas tecnologias? Durante a pandemia da Covid-19 o setor artístico precisou, mais do que nunca, se reinventar. Com as medidas de isolamento social e novas restrições sanitárias, houve uma aceleração na consolidação de novos negócios para a monetização da arte.
No Brasil, a crise do setor não se limita às sequelas da pandemia. Pelo contrário, os últimos dez anos já estavam sendo desafiadores para o mercado da arte, tendo em vista que, durante o período, o setor cultural perdeu metade do orçamento federal, além da banalização das leis de incentivo à Cultura. Como se não bastasse uma luta histórica contra a censura da arte no Brasil, na última década, o setor que emprega 6% da mão de obra brasileira luta com sua própria autonomia para fazer a arte resistir.
Dentre as possibilidades para viabilizar o mercado cultural perante a crise, o aceleramento da transação digital, como os NFTs, bitcoin, entre outras modalidades de negócios, e as novas alternativas de exposição e produção artística, o ARTx preparou um evento para dar suporte, com a presença de líderes de destaque no mercado mundial das artes. Uma troca de informações voltada para profissionais do marketing, da comunicação, designers, produtores, artistas e financiadores do mercado cultural, que acontece no mês das artes, em que é comemorado o Dia Nacional da Arte, no dia 12 de agosto.
NÃO SE PODE APRISIONAR A ARTE – Campanha 12 de Agosto – Dia Nacional das Artes:
O ARTx 2022 acontece do dia 23 ao dia 26 de agosto, e conta com uma programação para interesses variados como networking, controle de dados, acesso a informações especializadas e suporte para interpretar o mercado e criar perspectivas para o futuro, orientando possibilidades de escolhas mais assertivas. Serão quatro trilhas de conhecimento, 20 horas de programação, mais de 30 convidados, palestras e talks com instituições e negócios digitais, além de dois shows.
O evento digital é gratuito e tem como objetivo trazer os grandes players culturais, instituições, gravadoras, artistas, agências e produtores de arte, música, cultura e entretenimento, para falar sobre o futuro do mercado das artes. Serão apresentados panoramas de experiências, cases, estratégias e novas tecnologias que compactam com o meio nacional e internacional, com informações valiosas de como lidar com os desafios da constante transformação digital. E como lidar com o público receptor da arte? Para essa questão, o ARTx conta com a mais recente pesquisa realizada pela MindMiners, que usa a tecnologia aliada a métodos ágeis de pesquisa para oferecer dados sobre o comportamento do consumidor.
Serão apresentados insights do levantamento da MindMiners focado na necessidade e desafios pós-pandemia na área de eventos, como: as marcas precisam ser mais Top of Mind e reconhecer mais ainda, a importância de se conectar às ações e eventos que tenham a música, arte, cultura e entretenimento para se conectar mais ao seu público; 35% dos entrevistados na pesquisa aderem ao formatos (híbrido) de eventos, ou seja, não é porque o modelo presencial retornou que o online tem sido deixado de escanteio; 38% dos respondentes concordaram que o preço dos ingressos encareceu – organização e infraestrutura têm deixado a desejar; Redes sociais se tornaram o maior meio de divulgação de eventos.
O ARTx também receberá o empresário Facundo Guerra, dono e CEO do Grupo Vegas, especializado em locais para entretenimento na capital paulista, Ryan McCulloch, Technical Community Manager da Berklee College of Music, que prepara estudantes de música para a carreira, Mariana Bortoluzzi e Marcelo Pimentel, “Art Creators” e fundadores do Instagrafite, plataforma mundial de artes visuais e Anita Carvalho, diretora do Music Rio Academy, escola do mercado de entretenimento do Vivo Rio, a principal casa de shows do Rio de Janeiro.
Outras participantes dos painéis: The Lincoln Center, o maior centro de artes cênicas do mundo, Bank Of America Performing Arts, um dos maiores centros de artes cênicas entre Los Angeles e São Francisco, The Broad Stage, proprietária de um dos maiores palcos de L.A, RD Station, líder no desenvolvimento de software (SaaS) voltado para o crescimento de médias e pequenas empresas, Yazo, que atua com soluções para eventos e comunidades, DIVI.hub, startup de financiamento coletivo com foco na economia criativa, e Etno Museu, projeto do Setor e Etnologia e Etnografia do Museu Nacional, responsável pela reconstrução do acervo afetado pelo incêndio.
Campanha de Inscrições ARTx – A Transformação Digital das Artes – Edição 2022:
Confira os painéis:
Painéis ARTx
Dia 01: Arte (23/08)
15h30: Novos modelos de viabilização para produzir, expor e monetizar a arte.
17h00: A transformação digital vai democratizar o acesso a museus e galerias?
18h30: Infraestrutura e qualificação para artistas e galeristas perante à transformação digital.
Dia 02: Cultura (24/08)
15h30: Quais as grandes transformações que vão acontecer nas instituições culturais, públicas e privadas, nos próximos anos?
17h00: Os caminhos para ir além de uma mera virtualização da cultura: que oportunidades apresentam e quais são os principais desafios?
18h30: Os desafios do marketing e comunicação para instituições culturais.
Dia 03: Música (25/08)
15:30h: Como a transformação digital tem aberto novas oportunidades para artistas, empresários e profissionais do music business?
17h00: O papel do artista perante a tomada de decisão sobre o seu negócio.
18h30: Novas tecnologias para o Music Business: como o Big Data, a inteligência artificial, o blockchain e os NFTs estão transformando o mercado da música?
Dia 04: Entretenimento (26/08)
15h30: Oportunidades de crescimento com experiências digitais e híbridas.
17h00: Trabalho em rede: como a internet está facilitando o alcance de eventos e festivais através de ações colaborativas com seu próprio público?
18h30: Quais os principais desafios da indústria do entretenimento perante a transformação digital?
Inscrições
As inscrições para o evento podem ser realizadas através do site: www.artx.site