A Amaro, fashiontech brasileira, precisou repensar o formato de todas as campanhas previstas para o segundo trimestre do ano, devido à quarentena imposta para diminuir a disseminação do Covid-19. Com os funcionários trabalhando remotamente e o estúdio da empresa fechado, a equipe de marketing criou um novo modelo para lançamento dos conteúdos para suas redes sociais e e-commerce: os ‘self shoots’ ou autorretratos.
A primeira iniciativa nesse formato foi a #SeparadasMasJuntas. Para a ação, foram selecionadas 14 influenciadoras (amigas na vida real) para representarem diferentes situações do dia a dia: happy hour online, pizza com as amigas por chamada de vídeo, atividades físicas virtuais, facetime com a família e uma reunião de trabalho. Todas elas se autofotografaram retratando esses momentos. Todo o conteúdo foi utilizado nos canais digitais de comunicação da Amaro, com o objetivo de estimular o diálogo com as consumidoras durante o período de crise.
“Foi um grande desafio porque o trabalho de criação e direção de arte demanda muito contato presencial, troca de ideias e direcionamentos mas, ao mesmo tempo, foi também uma experiência enriquecedora de adaptação e resiliência. Além disso, conseguimos nos manter próximas das nossas clientes, transmitindo uma mensagem de conexão e união para enfrentarmos juntas esse período”, explica Denise Door, diretora de marketing da Amaro.
Além da campanha, a Amaro também utilizou o mesmo recurso para atualizar o lookbook do e-commerce, que são as fotos que alimentam o site com os lançamentos semanais. Com a ajuda da modelo Jéssica Pauletto, que é formada em fotografia e tem um pequeno estúdio em casa, a marca passou a produzir as imagens para o lookbook em formato de autorretrato. Foram produzidos 35 looks, com cerce da 110 peças, que já estão disponíveis no site.
A Amaro preparou o styling da campanha e antes dos cliques, toda equipe de criação e direção de arte se conectou com elas, simultaneamente, para dirigir as fotos, luz e styling, de forma remota.