A Alice, plano de saúde para empresas que faz a gestão proativa da saúde de seus membros, apresenta esta semana sua nova identidade visual. A estratégia de refinamento de marca – que não altera o conceito institucional “saúde como deve ser” – dialoga com o sucesso alcançado no mercado corporativo e, junto à campanha, convida as pessoas a refletirem sobre o que deve ser esperado de um plano de saúde.
“A Alice nasceu para tornar o mundo mais saudável. Ao longo dos últimos anos, temos promovido transformações em nosso mercado e, também, em nosso negócio. A evolução da nossa marca para refletir essa transformação era um caminho natural e estamos animados com o resultado”, afirma André Florence, cofundador e CEO da operadora.
Em outubro de 2023, a Alice passou a se concentrar exclusivamente nos planos para empresas e, atualmente, esta frente já representa 35% da sua carteira, com previsão de atingir 70% até o final de 2024. A base de membros corporativos saltou de 7,5 mil para mais de 10 mil, um aumento de 28%, e a expectativa é que este número ultrapasse os 28 mil ainda este ano, marcando um crescimento de quase três vezes desde a mudança.
Para além da atualização do logo, que passa a ser mais moderno e maduro, outras alterações incluem ajustes ao tom de voz e adição do universo do RH à narrativa da empresa. “Temos muito orgulho do produto e da marca que construímos até aqui; não à toa, nossa essência segue inalterada. O que buscamos agora, além de refinar alguns detalhes, é ampliar nosso conceito de “saúde como deve ser” para nos conectar, também, com os RHs que buscam soluções diferentes para seus colaboradores”, explica Florence.
Nova campanha para novo momento
Junto à identidade visual, a Alice lança uma nova campanha, chamada “Como deve ser”. A série conta com três filmes, destinados a RHs e membros, que serão veiculados em plataformas digitais como Youtube, Meta e LinkedIn, além de anúncios em rádio.
A narrativa revolve ao redor de situações que comparam o antes e depois de diferentes segmentos: ouvir música; chamar um táxi; pedir comida e se relacionar. Isso é aplicado ao mundo corporativo ao ilustrar como o trabalho do RH também se transformou. Com isso, a operadora busca gerar reflexões sobre o que é esperado dos planos de saúde e como uma evolução já existe hoje.
“Queremos mostrar que é possível ter colaboradores mais saudáveis e engajados, ao mesmo tempo em que se reduz custos”, diz o CEO. “A Alice simplifica a gestão dos RHs. Ao remover processos burocráticos, também ajudamos a área a ser mais estratégica, a partir de dados e informações para a gestão de saúde populacional.”
Ele explica que na Alice, por exemplo, há 50% menos de internações emergenciais e 27% menos do uso de pronto-socorro, devido à utilização do Alice Agora, ferramenta de atendimento imediato no app da empresa. Apesar do uso não ser obrigatório, ela é utilizada como porta de entrada por 70% dos membros do plano. Esse é um dos motivos pelos quais a Alice registrou, pelo segundo ano consecutivo, um dos menores reajustes dentre as grandes operadoras.
“Empresas de tecnologia chegaram para mudar a forma como nos relacionamos com o mundo. Elas colocaram as pessoas no centro de suas soluções e, com isso, criaram produtos e experiências que amamos utilizar. Tenho convicção que não será diferente na área da saúde e é para isso que trabalhamos na Alice”, finaliza.
Ficha Técnica:
Alice
Marketing & Strategy: Lilian Parada, Fernanda Malaco, João Pedro Munhoz Desajacomo, Renata Antunes
Creators Hub: Pedro Chamme, Nayse Ribeiro, Iuri Galletti, Tiago Araujo, Ana Dellabarba, Ana Paula de Araujo, Sara Cruz, Daniela Cossa, Natalia Vestri, Larissa Ferreira, Diego Iraheta
PR: Nina Pugas, Gabriela Vasconcelos
Social: Karen Gadelha
Produção: Kassia Cristina, Laisa Rodrigues, Nicolly Ferrari
Produtora de imagem: Balma
Direção: Iê (Clara + Zé)
Produtor Executivo: Thiago Balma
Atendimento: Niry Usha
Direção de produção: Alline Blanco
Assistentes de Produção: Valquíria Lapa e Henrique Della Rosa
1ª Assistente de Direção: Olívia Alves
2ª Assistente de Direção: Beatriz Oioli
Direção de Fotografia: Janice d’Avila
Direção de Arte: Lueli Marks
Produção de elenco: Danny Vaiano
Figurino: Helena Dib
Coordenação de Pós: Felipe Andriolo
Montagem: Fer Krajuska
Motion: Guilherme Mourão
Finalizador: Felipe Andriolo
Color: Isabella Giampaoli
Finalização: Cuadro Post
Produtora de Áudio: Liquo Audio
Direção Musical: Felipe Engel
Produção musical: Thiago Lucas e Vicente Dias Jacomini
Coordenação de áudio: André Tartuce
Atendimento de áudio: Nic Bonnet