De olho no mercado brasileiro de games, avaliado em US$ 1,3 bilhão, e oportunidades consideradas exponenciais no marketing de influência (o Brasil é um dos 5 mais ativos do mundo em redes sociais), a alemã ad2games anunciou nesta segunda-feira (25) o início de sua operação para a América Latina, com a abertura de um escritório e QG regional em São Paulo.
A empresa desembarca no País com suas duas principais marcas: ad2games and nevaly. “Essas duas marcas chegam para estabelecer um novo patamar de qualidade e tecnologia na indústria de games e de marketing de influência, trazendo idéias e ferramentas inovadoras para os promissores mercados do Brasil e da América Latina”, afirma Stephan Stricker, vice-presidente global da ad2games, responsável pela estratégia de expansão global da multinacional. Com a abertura da filial brasileira, a companhia passa a ter escritórios em três continentes.
O primeiro executivo brasileiro confirmado é o empresário Gustavo Teles, fundador da Influencers, especialistas em marketing de influência e responsável por alavancar os negócios e orientar a carreira de YouTubers brasileiros como Rezende Evil (6,3 milhões de assinantes no YouTube), VenomExtreme (5 milhões), CoisadeNerd (4 milhões), T3ddyGames, RandonsPlays, Casal de Nerd e Mauro Nakada entre outros.
A ad2games assume o controle da marca Influencers no Brasil e delega a Teles o cargo de Head para a operação latino-americana da nevaly. “A minha experiência no mercado brasileiro, agora reforçada por uma estrutura e ferramentas globais consolidadas, colocam a nevaly em uma condição única para se tornar o principal player desse segmento no Brasil. A nevaly faz muito mais do conectar marcas e influenciadores. O nosso trabalho se caracteriza pela inteligência e tecnologia que utilizamos para qualificar qual o melhor influenciador para a marca“, afirma Teles. Stricker deve anunciar em breve o executivo que irá comandar a ad2games.
Gustavo Teles já vinha trabalhando como parceiro da ad2games nos últimos anos, prestando serviços de consultoria de negócios no mercado nacional de games. “Quando decidimos abrir a nevaly no Brasil, procuramos um executivo que se identificasse com nossos valores e visão de mercado, com a experiência local em marketing de influência, com a capacidade de nos ajudar nos próximos passos em nossa organização global. Gustavo foi, sem dúvida, a melhor escolha“, afirma Stricker.
A empresa chega ao Brasil com parcerias estabelecidas com mais de 150 empresas de Games tais como Warner Bros, Gameforge, EA, Goodgame Studios e Nexon. A ad2games trabalha em 75 países. A abertura da filial brasileira e o investimento na América Latina se dá por conta do crescimento de 350% nas receitas oriundas da região. “A missão de nossa nova base é desenvolver mais parcerias e interagir de forma direta com os clientes já estabelecidos”, afirma Stricker. Entre estes clientes estão LevelUp/Tencent, Playspot, Axeso5, Ubisoft e uzgames. “O Brasil e a América Latina são cenários incríveis dentro do universo global ad-tech, com grandes oportunidades. O mercado local é forte e vem crescendo em média 14% ao ano“, conta o VP global da ad2games. “A demanda por tecnologias avançadas em publicidade digital e marketing de influência é alta. A industria local reconhece hoje a importância de se ter acesso a ferramentas de última geração para identificar e analisar o público alvo e queremos ser o principal player nesse mercado”, afirma Stricker.
O atual momento político e econômico do Brasil são considerados pela multinacional alemã menos relevantes que o potencial do principal mercado da região. “Estão entre as melhores oportunidades de crescimento dentro de nossa estratégia de negócios global. Temos a certeza de que a economia brasileira voltará a crescer”, garante Stricker, que espera um faturamento de R$ 8 milhões no primeiro ano da operação no Brasil. Esses números se baseiam nas estimativas do grupo de que o mercado latino-americano de games movimenta hoje U$ 3,3 bilhões e que deve chegar a US$ US$ 5 bilhões em 2017 (Fonte: Newzoo, Global Games Market Report 2014). Outro estudo aponta que os investimentos em publicidade digital no Brasil estão atualmente na ordem de US$ 3 bilhões, devendo alcançar US$ 4,5 bilhões em 2018 (Fonte: eMarketer).