A Moringa anuncia o lançamento de uma campanha que vai “além da lupa” para o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). A criação traz como foco as mudanças na tabela de informação nutricional e a implementação do selo em formato de lupa nas embalagens dos produtos alimentícios, de acordo com as novas regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O objetivo da comunicação é informar e conscientizar o consumidor sobre os impactos negativos na saúde associados ao consumo de ultraprocessados com excesso de gordura saturada, açúcar adicionado e sódio. Além disso, a campanha reforça a importância de ler a tabela de informação nutricional e a lista de ingredientes, mantendo aceso o debate sobre a rotulagem e o consumo consciente.
O conceito associa o alerta “alto em” aos problemas que o consumo dos alimentos ultraprocessados pode causar, com chamadas como “alto em desilusão”, “alto em enganação”, “alto em enrolação”, “alto em preocupação”, “alto em mentira” e “alto esquisitice”. A campanha é focada em digital e é composta por criações para as redes sociais META, TikTok e Kwai, visando facilitar a conversa com um público amplo e incentivar os consumidores a fazerem escolhas mais saudáveis.
As peças estáticas e vídeos foram pensadas para instigar a população a acessar o site do Idec para saber mais sobre o tema. Há, ainda, mídia em sites e aplicativos, criações para a plataforma de games Azerion e spots informativos para a Rádio Web com a participação de um especialista do Idec.
Segundo Rianni Bertoldo, CEO da agência, “a expectativa é alcançar um número cada vez maior de consumidores e conscientizar a população para a importância das informações nos rótulos. Queremos também mais acessos ao site da campanha, onde as pessoas podem se cadastrar para receber um boletim especial sobre alimentação saudável”.
O Idec participa ativamente do processo de discussão sobre rotulagem nutricional de alimentos desde seu início, em 2014. Também vem realizando diferentes campanhas para informar a população sobre esse tema e estimulando a participação da sociedade nesse debate, justamente, pelo direito do consumidor de ter informações claras, transparentes e não enganosas nos produtos.
Para Laís Amaral, coordenadora do Programa de Alimentação Saudável e Sustentável do Idec, o objetivo principal desta nova campanha é comunicar às pessoas consumidoras que o selo “Alto Em” deve ser observado e interpretado de forma crítica como um importante aviso sobre os impactos negativos do consumo de produtos alimentícios ultraprocessados com excesso de nutrientes que fazem mal à saúde.
Confira o vídeo:
Ficha técnica:
Agência: Moringa
Cliente: IDEC – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor
CEO: Rianni Bertoldo
Direção de criação: Fabrício Batista
Criação: Renan Belmiro e Heitor Freitas
Atendimento: Janaína Almada
Direção de Estratégia: Marcela Morais
Planejamento: Zuleide Xavier; Cristiane Pires
Dados: Gabriel Garcia e Alberto Torres
Mídia: Patrick Martins
Produção: Samantha Brandão
Direção de projetos: Diogo Moreira
Projetos: Priscila Gonçalves
Direção de social Media e conteúdo: Camila Carrano
Conteúdo: Sindy Sousa e Nicolli Collodetti
Aprovação do Cliente: Camilla Rigi, Laura Dauden e Tainá Costa