Filme de 1 minuto será divulgado nas redes sociais e em ações realizadas pela instituição durante a COP 30 em Belém do Pará.
Sob o conceito “Não há clima que resista a lixo jogado na rua”, o Instituto Limpa Brasil – representante oficial do movimento global Let´s Do It, e criado em 2020 para educar e mobilizar o público contra o descarte inadequado e em prol da cultura da reciclagem – assina campanha criada pela alegriaR que explora o duplo sentido da expressão “sem clima”.
A iniciativa faz parte do #MutiraoCOP30 estimulado pela Presidência da COP30 para engajar toda a sociedade na agenda climática.
Sob a perspectiva de duas latas de bebida que se encontram em um cooler, o filme de 1 minuto mostra a separação e o reencontro delas, que trazem impressas o nome Josi e Mário em cada uma. Para mostrar que o ciclo dos materiais nunca deve terminar na rua, mas na reciclagem, vemos um homem e uma mulher descartando de forma melancólica e irresponsável Josi e Mário na cidade. As imagens seguintes mostram as latinhas sob intempéries ao lado de mais lixo se acumulando, até o momento em que são recolhidas num saco de lixo reciclado da ONG, onde finalmente se reencontram e ficam lado a lado, resgatando o clima romântico da estória.
Na cena final, ambas latinhas reaparecem juntas num refrigerador de loja, dessa vez com um novo elemento entre elas: Josimar, uma latinha menor fruto do encontro de Josi e Mário, mostrando, conceitualmente, que quando tem clima, há vida e, em se tratando de materiais recicláveis, que há reuso depois do descarte.
“Em meio a tantos conteúdos técnicos e dados alarmantes sobre as questões climáticas, sobretudo às vésperas da COP30, a ideia foi trazer uma mensagem que ilustrasse de forma mais lúdica o chamado ao engajamento da população em atividades de limpeza e da cultura da reciclagem. Uma estória de amor e mágica sempre engaja mais”, explica Marcelo Reis, fundador da alegriaR e historicamente ligado a iniciativas promotoras do meio ambiente, em especial ao Movimento Volta Pinheiros.
“A campanha reflete o que o Limpa Brasil sempre defendeu: que o clima do planeta começa nas atitudes de cada um. Ao limpar, reciclar e educar, cada cidadão contribui diretamente para a mitigação da crise climática”, diz Edilainne Pereira, diretora executiva do Instituto Limpa Brasil.
“Iniciativas como as do Limpa Brasil nos ajudam a amplificar um pilar fundamental das políticas ambientais: a conscientização educativa da população sobre seu papel na recuperação e preservação do meio ambiente. Entidades da sociedade civil são importantes tanto por sua atuação direta quanto por simbolizarem o fato de que soluções em larga escala para problemas complexos dependem da colaboração de toda a sociedade”, considera Luciana Abade, coordenadora de Mobilização da Presidência da COP.
O filme será divulgado nas redes sociais e em ações realizadas pela instituição na Free Zone da COP 30 em Belém do Pará.
Desde sua fundação, o Limpa Brasil já realizou ações em mais de 1.200 cidades, com a participação de mais de 2 milhões de pessoas e coleta de mais de 15 mil toneladas de resíduos.
