Comandada pelos sócios Rodrigo Soriano e Augusto Cruz, a Airfluencers dá um passo importante no mercado de marketing de influência. A empresa, que nasceu puramente como uma plataforma de software, amplia sua oferta ao mirar o olhar para o pilar de serviços. Com o lançamento do Airlab, a Airfluencers deixa de ser apenas um meio e/ou uma ferramenta para passar a entregar projetos de ponta a ponta, conectando marcas e influenciadores.
“Hoje, o mercado de influenciadores possui empresas de um lado especializadas em softwares e, do outro, dedicada a serviços. Existe uma grande oportunidade entre essas duas pontas. É justamente nesse espaço que vamos nos posicionar a partir de agora, oferecendo ao mercado a união desses dois pilares, a partir de uma ferramenta proprietária”, explica Rodrigo Soriano, que espera a curto prazo ver a fatia correspondente a serviços representar a 50% do faturamento da empresa, uma vez que ela já nasce atendendo marcas como Uber, Ambev e Sulamerica.
O Airlab é um serviço completo: começa em pesquisa de mercado (data), apontando a saúde da marca a partir da leitura diária de milhares de posts nas redes sociais; engloba o serviço de busca (search), em que são mapeados os influenciadores que melhor conversam com determinado projeto ou marca; inclui a criação e a produção de conteúdo (content) para plataformas digitais junto aos influenciadores; e termina na mensuração de resultados (analytcs), apresentando relatórios de engajamento, interações, alcance e retorno sobre o investimento.
Para Augusto Cruz, o lançamento do Airlab significa uma quebra de paradigma no setor: “Não adianta termos a melhor ferramenta, mas sermos apenas o meio do caminho. E muito menos ao contrário. A maior parte do mercado quer parceiros que entreguem projetos do começo ao fim. Com o Lab, vamos entregar todas as etapas do processo, do mapeamento e pesquisa até o contato com os influenciadores, a cocriação de conteúdo e o monitoramento dos resultados, anteriormente executados por outros players”.
Com uma base de milhões de usuários e atualização diária, a Airfluencers se apresenta ao mercado como uma empresa que irá atender toda e qualquer demanda de marcas e influenciadores que queiram se relacionar com os consumidores. “Nosso propósito é muito claro e objetivo, se você tem um perfil aberto significa que você é um influenciador e a gente vai cuidar de você. Vamos ajudar agências e anunciantes a serem mais eficientes, de uma maneira mais prática e ágil”, destaca Cruz.
Hoje, dentro do pilar de softwares a Airfluencers oferece ao mercado dois produtos: o Search (com filtros baseados em inteligência artificial, é capaz de guiar a busca por influenciadores com maior afinidade em relação a determinada marca, tema e comportamento, entre outros) e o Analytics (é possível acompanhar os principais KPI’s de um projeto, ROI, interações, engajamento, alcance social, tudo de forma automática e visual para otimizar tempo, bem como analisar os resultados da estratégia, o desempenho de cada influenciador e identificar aqueles que poderão ajudar a criar novos conteúdos).
No pilar de serviços, além do LAB, a empresa ainda tem como atrativos o Deep Dive (uma avaliação da dinâmica, do conteúdo e do nível de engajamento dos influenciadores, auxiliando no direcionamento dos investimentos que serão aplicados em cada rede social), Ranking List (estudos dos melhores influenciadores ligados a temas e perfis de consumo específicos para marcas que buscam resultados no marketing de influência) e IBM (influencer brand map).