sábado, dezembro 21, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercado DigitalAFRO.TV: startup digital de conteúdos negros é lançada no Brasil 

AFRO.TV: startup digital de conteúdos negros é lançada no Brasil 

Os afrobrasileiros consumem cerca de 1.8 trilhão de reais por ano, porém há  poucas opções de canais e plataformas de mídia que contem suas histórias de maneira autêntica. Com base em uma pesquisa inédita encomendada pela empresa AFAR Ventures LLC, sobre  o potencial de consumo de conteúdo negro  no Brasil, a  empresa anunciou para o próximo mês de novembro o lançamento no Brasil da plataforma AFRO.TV, que tem como objetivo ser um espaço qualificado de conteúdo audiovisiual  e branded content  para o  mercado afro-brasileiro, de de periferia e outros aspectos da diversidade.

Misturando a qualidade técnica da TV com os novos formatos do digital e inteligência de dados, a nova startup terá diversos segmentos e verticais de conteúdo como entretenimento, beleza, economia,  relacionamentos, comportamento, entre outros. O tema da representatividade será o grande foco dos conteúdos a serem criados por uma equipe especializada no tema.

A startup iniciará a produção de conteúdo na modalidade beta, no dia 27 de novembro, mês da consciência negra, surge em um momento onde cada vez mais as marcas buscam veículos, consultorias e criadores de conteúdo que apostem na diversidade para criar histórias autênticas e que inspirem  pessoas no meio digital.

A plataforma terá sede a cidade de Salvador, a capital mais negra do Brasil onde será seu estúdio principal, mas terá correspondentes em outras  partes do Brasil, como São Paulo e Rio de Janeiro. Alguns nomes do mercado como a influenciadora paulistana Daniele Da Mata e a atriz  baiana Maria Gal, além de apresentadores Tiago Rocha e  Sara Barbosa já estão confirmados para produzir conteúdos originais multiplataforma que conta com um time de sócios e investidores experientes no mercado de mídia negra internacional e no Brasil, como  Paulo Rogério Nunes (consultor em diversidade),  o cineasta e executivo de mídia David A. Wilson (criador do TheGrio.com) entre outros.

A plataforma audiovisual data-driven (baseada em dados), conta ainda ainda com diversos profissionais de pesquisa e produção com experiência em identificar novos talentos  e tendências em comunidades periféricas  e favelas do Brasil. A AFRO.TV será um local para dar visibilidade a esses novos talentos que estão fora do radar dos grandes grupos de mídia e será um espaço qualificado para marcas conhecerem essa audiência por meio de dados atualizados de consumo e comportamento, além de criarem soluções em conjunto.

O canal AFRO.TV nasce no Brasil, mas estréia com pretensões globais, uma vez que seu time internacional está conectado com vários mercados. Em 2021, na segunda fase do projeto, a plataforma deve contar com correspondentes internacionais em cidades como Cali, na Colômbia, Lagos na Nigéria, Joanesburgo na África do Sul e Nova Iorque nos Estados Unidos.

A empresa AFAR Ventures (criada por investidores negros e como sede nos EUA), acionista majoritária da startup, encomendou e investiu em uma pesquisa inédita sobre o consumo de conteúdo negro brasileiro que já rendeu algumas consultorias com grandes empresas de mídia que balizou a criação e o plano de negócios do projeto.

Segundo David A. Wilson, sócio da AFAR Ventures e investidor no AFRO.TV, “nós estamos animados em criar oportunidades para criativos e contadores de histórias afro-brasileiros e marcas que estão buscando falar com a audiência afro-brasileira por meio de conversas e conteúdos autênticos e engajados”.

A plataforma AFRO.TV já  terá na primeira fase episódios da série “Momentos Negros” que já vem sendo exibidos nas redes sociais em caráter experimental em um perfil com  100 mil seguidores, em cerca de 3 meses.  No verão, a plataforma pretende criar uma programação focada em conteúdo com artistas, influenciadores e criadores de conteúdos em áreas como entretenimento, moda e comportamento.

Para o  sócio-investidor da AFRO.TV e  consultor em diversidade, Paulo Rogério Nunes “a população brasileira está  em busca de conteúdos e narrativas negras no meio digital e as marcas querem, cada vez mais, conhecer essa audiência. Nossa startup veio para se juntar a esse ecossistema e trazer uma perspectiva global para o assunto. Acessaremos as principais fontes sobre o tema afro no Brasil e no mundo”.

Artigos relacionados

Novidades