Em parceria com AbleGamers, Submarino mostra força da comunidade PcD no Dia do Gamer.
Marca quer promover a diversidade e a inclusão no universo dos jogos online.
Na semana em que se comemora o Dia do Gamer (29/08), o Submarino lança a campanha “Game é para todos”, que traz um vídeo manifesto da marca (hiperlink para o vídeo manifesto) para promover a diversidade e a inclusão no universo dos jogos online. A ação acontece em parceria com a AbleGamers, fundação que facilita o acesso de Pessoas com Deficiência (PcD) ao universo gamer no mundo, por meio de aconselhamento, doação de equipamentos adaptados para PcDs no mercado gamer e até a produção de acessórios que atendam a cada tipo de necessidade.
O vídeo manifesto foi gravado na arena XDome Gamer Lab, em São Paulo. O objetivo do Submarino é promover a discussão para a causa de acessibilidade nos jogos, levando gamers PcD para viverem a experiência de jogar como um pro-player por um dia. A criação e execução da campanha ficou a cargo da Druid, agência focada no mundo dos games e nas plataformas de web3.
A iniciativa também reforça o propósito da Americanas S.A. (dona da marca Submarino) de somar o que o mundo tem de bom para melhorar a vida das pessoas, promovendo a diversidade no mundo gamer. No Brasil, a cada quatro pessoas, uma tem algum tipo de deficiência. Só nos Estados Unidos, são cerca de 46 milhões de jogadores PcD, de acordo com pesquisa realizada pela AbleGamers em 2020, enquanto no Brasil, a estimativa é de que esse público seja de 25 milhões. De olho nessa realidade, o Submarino busca facilitar e naturalizar a presença de gamers PcDs nos ambientes de jogos online, graças à AbleGamers, que tem a missão de melhorar a acessibilidade do setor de games no mundo.
“Vamos usar a força da marca Submarino, que dialoga e é referência para o público gamer e geração Z, para levar a informação sobre mais acessibilidade na categoria. O ambiente digital de jogos pode e deve ser mais inclusivo para gerar oportunidades e transformar pessoas reais do outro lado da tela”, comenta Vitor Monte, head de marketing do Submarino.
Christian R. Bernauer, Diretor Presidente da AbleGamers Brasil, aponta que a acessibilidade no Brasil é muito pouco discutida de forma geral e, menos ainda, no mercado de games. “A recente parceria com o Submarino é muito importante para promover o diálogo sobre o tema, fazendo com que mais pessoas conheçam o trabalho da AbleGamers e as soluções de acessibilidade disponíveis nos videogames. Assim, mais pessoas podem jogar e compartilhar experiências sobre os jogos”.
Bruna Pastorini, Head de Planejamento e Conteúdo da Druid, também ressalta a importância da ação da marca. “Nosso propósito é gerar conexão e, para que ela seja efetiva, precisamos atender as reais necessidades do público. Estamos, juntos, buscando modificar esses espaços, porque acreditamos que os games podem ser ainda mais inclusivos, diversos e transformadores”, complementa.
A campanha do Submarino para o Dia do Gamer conta com os influenciadores CadeirantedoCS, Machadinho, Rafinha 1fps, Dizeritus, Nerdsurdo, Cadeirante FPS, TayHuhu, The Darkness, Voltan, Brabox e Oi Francine. Para conferir todos os detalhes da campanha “Game é para Todos”, basta acessar o hotsite especialmente desenvolvido para a data ou redes sociais da marca .
A parceria do Submarino com a AbleGamers vai além das ações desta semana. Em setembro, mês do Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência (21/09), a marca irá patrocinar o evento anual da fundação e também vai disponibilizar uma série de conteúdos educativos em seu perfil do Instagram sobre o mundo dos games e a importância da acessibilidade, em co-criação com a AbleGamers.
Jornada de inclusão – Desde 2021, o Submarino promove a campanha com o mote “É coisa de gamer”, que valoriza um ambiente gamer mais diverso e com diferentes temáticas e interesses. O primeiro passo foi o apoio à equidade de gênero com o patrocínio do Game Changers, primeiro campeonato mundial feminino do jogo Valorant, e o “Subgank”: após uma transmissão de Game Changers (campeonato oficial feminino de Valorant) toda a audiência que está acompanhando o game naquele canal é transferido para o canal das players mulheres de forma automática.