No mês em que comemora cinco anos de fundação a Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII) passa a contar com um novo design de marca, que busca traduzir de forma mais ampla a essência da associação. A novidade foi apresentada aos associados e convidados em uma live nesta semana, conduzida pelo gerente executivo da ABII, Alexandre D´Angelo; com a participação do presidente da entidade, José Rizzo Hahn Filho; da diretora executiva da Exit Comunicação e Negócios, Samanta Tassotti; e do diretor de criação da Exit, Felipe Grossl. A agência foi responsável pela materialização da nova marca.
Com a missão de de acelerar a adoção da internet industrial das coisas e da indústria 4.0 no Brasil, a ABII leva agora o IIoT & I4.0 como assinatura. A marca está mais moderna, com linhas orgânicas e formas fluidas, que expressam movimento e refletem o papel de protagonismo da associação como agente de mudança para todos que fazem parte deste grande movimento. O novo design é uma evolução que acompanha a transformação digital do mundo e também dos associados da ABII.
“Quando a Exit começou a conhecer e viver mais o dia a dia da ABII, materializamos uma plataforma de marca. Identificamos o papel de protagonismo da associação, que fomenta discussões e aumenta a colaboração para que todos possam aplicar as melhores práticas de negócios e melhorar suas empresas e os seus negócios. Nosso objetivo foi transmitir de maneira mais clara e ampla este momento da associação. A nova logomarca é o resultado deste novo olhar”, destaca Samanta.
Fee Grossllip explica que o principal compromisso quando se muda o cartão de visitas de uma marca é trazer a essência dela para o visual. “A antiga marca traduzia muito bem as discussões que a ABII propunha, mas o momento atual tem um valor ainda mais claro, que são as conexões das pessoas. A nova marcar revela a conexão de profissionais em função de um tema comum, o compartilhar de conhecimentos, o preparar equipes e chegar ao propósito que é transformar negócios – pois quando se transforma pessoas se chega a transformação de negócios e do mundo”, explica.
Foi pautada pela frase “A ABII conecta pessoas e as inspira para transformarem negócios e o mundo” que a equipe de criação da Exit chegou ao resultado final da marca. A cor mudou e ficou mais vibrante e focada no digital, dando mais propriedade e força para a marca. O desenho está mais orgânico e fluido. Tem movimento. Reforça a ideia de trazer coisas novas e transformar o tempo todo. O grafismo permite também uma série de desdobramentos da identidade da marca em todos os materiais que serão utilizados pela ABII. “E a gente se apropria do logotipo para criarmos um ícone com A de ABII”, destaca Felipe.
Durante a live, o presidente da ABII ressaltou que a associação foi criada com uma preocupação genuína de fazer algo para que a indústria 4.0 e a IIoT fossem percebidas como relevantes e importantes pelas empresas e pelo Brasil, que precisava estar inserido neste movimento. “Passamos os primeiros anos disseminando informações sobre a importância destas tecnologias na estratégia de negócios das empresas. Conseguimos mobilizar muitos líderes a tomarem decisões. Depois, nosso papel passou a ser o de ajudar as empresas que decidiram implementar a jornada 4.0 a superarem obstáculos. Lembrando que os principais obstáculos estão ligados às pessoas e não às tecnologias”, conta Rizzo.
A nova marca representa muito do momento atual da ABII, reflete o presidente. Segundo ele, embora a ABII tenha pilares importantes voltados a tecnologia e negócios, sempre houve uma clareza em ter as pessoas como elementos centrais, tanto que a associação tem três grupos de trabalho focados em tecnologia, negócios e pessoas. “A ABII promove a conexão e colaboração entre as pessoas para que elas sejam protagonistas nas empresas, no governo, nas instituições de ensino e no mercado como um todo. Esta é realmente a essência da ABII, que está traduzida no novo design da marca”, finaliza.