O mercado de produção de bioinsumos na fazenda para uso próprio, conhecido como on farm, tem apresentado um crescimento notável nos últimos anos, trazendo consigo uma série de benefícios significativos para os agricultores e a produção agrícola como um todo. Em reconhecimento a essa evolução e com o objetivo de fortalecer a agricultura sustentável, a ABBINS (Associação Brasileira de Bioinsumos), em parceria com o GAAS – Grupo Associado de Agricultura Sustentável – lança a campanha “Eu Confio no On Farm”, que busca defender os interesses tanto das empresas quanto dos agricultores envolvidos nesse segmento.
A campanha trará uma série de vídeos nos quais agricultores compartilham suas experiências positivas com a metodologia, ferramentas e tecnologias on farm. Estes depoimentos autênticos têm a intenção de destacar não apenas os resultados dessas práticas, mas também as transformações que estão ocorrendo nas propriedades rurais. Os agricultores contarão como a adoção dessas técnicas resultou em melhorias na qualidade do solo, aumento da produtividade, competitividade e preservação da biodiversidade local.
A campanha também marca o lançamento de um selo de engajamento para utilização nas redes sociais, com destaque para o WhatsApp, a plataforma digital mais utilizada pelos produtores rurais na atualidade. Essa iniciativa busca promover a conexão e a troca de informações e experiências entre os agricultores que aderirem, facilitando a formação de uma comunidade forte e colaborativa em torno de práticas agrícolas que favorecem a saúde do solo, reduzem o uso de insumos químicos e aumentam a resiliência das culturas. Além da versão original, o selo ganhou três versões de figurinhas para WhatsApp.
A campanha “Eu Confio no On Farm” representa um compromisso renovado pela ABBINS com a promoção de uma agricultura que não apenas atende às demandas produtivas, mas que também respeita e preserva os recursos naturais. Ao unir esforços com agricultores e empresas do setor, a ABBINS reforça a importância da colaboração e do compartilhamento de conhecimentos para a construção de um futuro mais sustentável e equilibrado.
“Por meio dessa iniciativa, a ABBINS busca inspirar mais agricultores a adotarem práticas regenerativas, mostrando que é possível produzir de uma forma diferente, inovadora e com mais qualidade. A campanha ressalta que, juntos, podemos construir um novo entendimento sobre a importância de um solo mais vivo para a produção agropecuária”, explica Reginaldo Minaré, diretor executivo da entidade.